futebolM.SNoticias

Após empate com lanterna, técnico Gilmar Calonga pede demissão do Corumbaense

compartilhe agora

A campanha abaixo das expectativas do Corumbaense no Campeonato Estadual de Futebol da Série A, provocou a saída do técnico Gilmar Calonga, do comando da equipe. No final da tarde desta quinta-feira (10) após o empate com o lanterna do grupo B, o Aquidauanense, Calonga pediu demissão. “Pra mim já deu. Conversei com o fisioterapeuta e pedi para o presidente me ligar para entregar meu cargo. Vou voltar para casa e depois ver o que vai acontecer”, disse o técnico ao Diário Corumbaense logo após a partida disputada no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, que terminou empatada em 1 a 1.

Com o empate, o retrospecto de Calonga no comando do Carijó da Avenida em jogos oficiais foi de 1 vitória, 1 derrota e 3 empates. O time conquistou 6 pontos de 15 disputados, fechando o primeiro turno com um aproveitamento de 40%. Apesar de ocupar a quarta colocação no grupo, o Corumbaense está a 3 pontos do lanterna, o Aquidauanense, que entrou na competição para preencher a vaga do desistente Itaporã.

Ao Diário, Calonga explicou que o rendimento da equipe não era o ideal e que espera que a troca de comando mude o comportamento da equipe. “Acredito em um desempenho melhor do time. Quando eu era atleta, era muito crítico com meu rendimento. Apesar de a gente estar a quatro partidas sem perder, nós deixamos de somar pontos preciosos. Era para estar na parte de cima da tabela, mas enfim, quem sabe agora com uma mudança, novo método de trabalho, a equipe ganhe ânimo”, destacou.

O presidente Luis Bosco Delgado confirmou à reportagem, por telefone, que aceitou a demissão em reunião com Gilmar Calonga, na Capital. “Vamos conversar (a diretoria) e definir do nome do novo técnico. O preparador físico e auxiliar técnico, Osvaldo Gonçalves Júnior, é quem vai comandar o time contra o Águia Negra”, disse Bosco ao se referir ao jogo de domingo (13), em Rio Brilhante.

Técnico campeão

A contratação de Gilmar Calonga foi anunciada em dezembro de 2015 pelo Corumbaense. O técnico chegou com status de campeão após conquistar o título pelo Comercial na temporada 2015. Ex-jogador da década de 80, assumiu a equipe de Costa Rica em 2014 levando o time até as quartas de final. No mesmo ano, comandou o Operário até a semifinal, sendo eliminado pelo Chapadão.

Em 2015, assumiu o Comercial na virada de turno da primeira fase e conquistou seu primeiro título contra o Ivinhema. Ele ainda comandou o Colorado durante a campanha do time na primeira fase da Série D do Brasileiro, caindo na primeira fase. Calonga deixou o comando do campeão estadual por conta de entraves financeiros.

Diário Corumbaense / Ricardo Albertoni
compartilhe agora