Assistente Daiane Muniz estreia no Brasileirão neste domingo
Três-lagoense trabalha na partida entre São Paulo e Santa Cruz no Pacaembu com Paulo Henrique Vollkopf
A temporada 2016 não poderia terminar melhor para a árbitro assistente Daiane Caroline Muniz dos Santos. Neste domingo (10) ela faz parte do trio de árbitros que comanda a partida entre São Paulo e Santa Cruz-PE pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Escalada constantemente em jogos das outras três divisões do Brasileiro, esse será a primeira partida de Daiane na primeira divisão do futebol nacional. Completam o trio os também sul-mato-grossenses Paulo Henrique Vollkopf e Cícero Alessandro de Souza.
Natural de Três Lagoas, Daiane é árbitra assistente e integrante do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2014, mas está na arbitragem há sete anos. “Eu digo que se para eles [jogadores] o jogo não vale nada, pra mim é uma final de Libertadores”, brinca. “Estou muito feliz, encerrar o ano com um jogo de Série A é uma mostra que estou no caminho certo. O Pacaembu é o estádio onde eu vi um jogo profissional pela primeira vez, e agora vai ser onde vou estrear na primeira divisão, é uma alegria muito grande”, disse ao TL Notícias.
Em 2016, a árbitra assistente trabalhou em jogos de todas as divisões do campeonato nacional. Foram oito partidas na Série B, uma na C e outras duas na D. “Antes eu só tinha a referência do nosso campeonato estadual, então o impacto quando trabalhei na série B foi muito grande. A diferença de condições, estrutura, jogadores. Tudo isso, a vivência no campo, serviu de aprendizado. Passei por muitas situações diferentes”, resume.
Para 2017, a expectativa é continuar na escala. A assistente aspirante à FIFA quer se aprimorar nos testes físicos e nos treinamentos para entrar definitivamente nas escalas da Série A. “Quando eu tiver o escudo da FIFA, isso vai ser frequente”, finaliza.
fonte: Gazetams