BOXE: Disputas equilibradas na etapa do estadual, dificulta escolha da seleção de MS
Competição contou com 19 combates, representantes de cinco municípios
A 1ª etapa do Circuito Sul-mato-grossense de Boxe, realizada no último final de semana, 22 e 23/04, no Ginásio Municipal de Terenos, foi a demonstração que a disputa pela titularidade na Seleção elite de Mato Grosso do Sul, em algumas categorias está equilibrada e, com isso totalmente indefinida. Esta é avaliação da comissão técnica da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul), que visa competições nacionais e internacionais.
A competição contou com 19 combates, representantes de cinco municípios (Campo Grande, Ponta Porã, Três Lagoas, Aquidauana e Anastácio) e dez equipes. “Foram combates que encheram nossos olhos, pela qualidade técnica e física. Além disso, observamos o equilíbrio entre os atletas”, destacou Paulo Britto, técnico da Seleção elite. “Começa bem o boxe neste ano; isso foi comprovado aqui em Terenos”, complementou Nilson Ferreira, integrante da comissão técnica.
As categorias que apresentaram maior equilíbrio técnico são as médio (75kg), meio-médio (69kg), meio médio-ligeiro (64 kg) e leve (60kg). “São, em media quatro atletas no mesmo nível em cada uma das categorias”, observa Marcelo Nunes, presidente da FDBMS. Na meio médio-ligeiro, um dos confrontos de maior emoção foi entre Igor Arguello (Boxe Cubano) e Luís Cláudio (Top Team Figther). Luís Cláudio, que pode fazer seu último campeonato no boxe olímpico, pois, vai para o profissionalismo, teve um dos adversários mais complicados ao longo de 12 anos de boxe e mais de 120 lutas. “Ele (Igor Arqugello) teve evolução surpreendente e foi um dos adversários que me deixou em situação complicada”, disse Lu iz, que venceu o combate por decisão dividida.
A categoria 64 kg, também tem na disputa pela vaga à Seleção, Rogério Albuquerque (TC Pantaneiro) e Sílvio Paes (Ceintre/Vila Popular). Eles fizeram confronto equilibrado e motivo de muitos aplausos, no sábado à noite, vencido por Rogério.
Na 69kg, Ariel Augusto (Ceintre/Vila Popular), 21 anos, e ex-seleção brasileira, venceu seus dois combates e foi um dos melhores da etapa inicial da competição. Ele derrotou Kaiub Ajala e Jeferson Cristopher (CT Pantaneiro). Apesar de obter 40 pontos e disparar na liderança na classificação, Ariel sabe que a disputa será longa. “O Ariel venceu, mas seus adversários são muito bons. Isso quer dizer nada está definido”, reconheceu Nilson Ferreira, técnico do atleta. Nesta categoria, ainda tem Paulo Martins, 20 anos, campeão Brasileiro, e eleito melhor atleta do Estado em 2015 e 2016. Ele ficou fora da 1ª etapa.
Na 60kg, destaque para Gabriel Silva (Ceintre/VP), que derrotou Alessandro Alves (Top Team Figther). Nesta, ainda há disputas entre Mário Henrique e Rafael Oliveira, ambos do Ceintre/Vila Popular.
Na categoria 75kg, destaque para Erick Pereira (Super Série), que venceu seus dois combates. Ele foi a grande revelação da competição. Mas, terá como adversário na 2ª etapa do Circuito MS e na disputa a vaga de titular na Seleção, o militar do exército Valdeir Célio, atual campeão do Circuito e medalha de Bronze no Brasileiro.
A 1ª etapa do Circuito Sul-mato-grossense contou ainda com participação de atletas de renome nacional e estadual, como o três-lagoense Thiago Santos (91kg), Mayra Aline (60kg), Roque Morel (Aquidauana) e outros. As disputas foram nas classes mirim, cadete, e elite, nos naipes feminino e masculino.
As próximas duas etapas serão realizadas em Campo Grande, dias 20 e 21 de Maio e Aquidauana, nos dias 3 e 4 de Junho. Serão premiados os melhores atletas em cada uma das classes elite, juvenil, cadete e mirim. Também serão premiados os dois melhores técnicos e as três melhores equipes.
A competição serve de observatório para definição das Seleções de MS, visando competições nacionais, como Campeonato Brasileiro, e internacionais, como Torneio de Iquique (Chile) e Copa Ciudad, em Santa Cruz.