Brasil e Argentina terá transmissão da TVE em Mato Grosso do Sul
Os amistosos serão realizados na sexta-feira (9), contra a Argentina, e terça-feira (13), diante da Austrália
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a TV Cultura entraram em acordo para a transmissão dos amistosos da seleção brasileira em Melbourne, contra Argentina e Austrália. O anúncio oficial foi feito pela emissora estatal paulista, na última sexta-feira, dia 02 de junho.
De acordo com o diretor presidente da TV-Educativa de MS, jornalista Bosco Martins “aqui no MS graças ao acordo firmado entre TV Cultura de São Paulo e a emissora educativa de Mato Grosso do Sul, poderemos assistir os jogos com exclusividade da seleção Brasileira”, destacou. O termo do acordo engloba a transmissão de programas da emissora paulista na TV Educativa, cobertura jornalística e coprodução de programas.
Assinada pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo presidente da TV-Cultura de São Paulo, Marcos Mendonça, a parceria “contempla ainda cooperação técnica e agora possibilitará as retransmissões esportivas, incluindo agora os jogos da seleção brasileira, com exclusividade no MS, para o canal estatal do governo” disse o jornalista.
Segundo Reinaldo Azambuja, esta é uma parceria que só tem a acrescentar para as duas emissoras, ” foi uma relação de mão dupla, boa para a TVE e boa para a TV Cultura. Ganha a programação em si e ganha o público, que terá ainda mais conteúdo de qualidade à disposição” reforçou o governador, quando da assinatura do acordo.
Com a parceria, a programação da TV Cultura e os jogos do Brasil estarão sendo retransmitidos para os municípios de MS onde tem sinal da TVE: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Jardim, Bonito, São Gabriel, Aquidauana, Camapuã e Cassilândia. A emissora pública de MS já adiantou as autorizações junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e já está com autorização para funcionar e instalar o sinal em mais 31 municípios de Mato Grosso do Sul, o que representa um alcance em mais de 80% da população do Estado, quando o processo de digitalização tiver finalizado.
O acordo foi celebrado no final de junho 2015, na sala de reuniões da Governadoria, entre Reinaldo Azambuja; o gerente responsável pela rede de emissoras afiliadas, Fábio Borba; o diretor-presidente da TVE, Bosco Martins; o presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, Marcos Mendonça; o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; e o secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery.
Dessa forma, em Mato Grosso do Sul será possível assistir aos jogos do Brasil, pela TVE/Cultura, no canal aberto 4, canal 15 da NET ou em todo Estado pelo PortalE que retransmite ao vivo a programação da TVE/Cultura. Bosco Martins disse ainsa que, a emissora emitiu um informativo às conveniências e bares que retransmitem futebol, de como sintonizar através do portal para retransmissão dos jogos. A TVE/Cultura retransmitirá nestes canais em MS, os dois próximos jogos amistosos da Seleção Brasileira de Futebol, ambos realizados em Melbourne, na Austrália.
Os jogos terão a narração de Nivaldo Prieto e comentários de Pelé e Denílson. Os confrontos serão realizados na sexta-feira (9.6), contra a Argentina, e terça-feira (13.6), diante da Austrália. Devido aos direitos de transmissão, os jogos só poderão ser exibidos simultaneamente com a TVE/Cultura. A TVE/Cultura reprisarão os jogos no mesmo dia da transmissão, por volta das 18h15 (horário de Mato Grosso do Sul).
Cobertura nacional
Outros 23 estados brasileiros recebem o sinal da TV Cultura. A cidade mais recente que passa a ter acesso a sua programação é Juiz de Fora, na zona da Mata Mineira. Em Goiás, o balneário turístico de Caldas Novas é mais um município recente a ter acesso à programação. Presente nas cinco regiões brasileiras, atualmente as atrações da TV Cultura chegam a mais de 2 mil municípios e conta com 90 emissoras afiliadas e retransmissoras. Dentro desse quadro, cerca de 123 milhões de pessoas têm acesso ao sinal em canal aberto.
Sem a Rede Globo, com a qual não entrou em acordo financeiro para a exibição das partidas, a entidade se estruturou para mostrar os jogos em seu canal na internet, a CBF TV, e comprou horário na grade de programação da TV Brasil e TV CULTURA, cabeças de rede da TVE/MS.
O narrador Nivaldo Prieto e o ex-jogador Denílson foram contratados para trabalhar nas transmissões dos amistosos deste mês pela CBF TV. Eles vão atuar com Pelé, a principal atração da estreia do projeto de comunicação da entidade, que prevê a produção e a exibição dos jogos da seleção nacional. Prieto é narrador na Fox Sports. Já Denílson, campeão mundial com o Brasil em 2002, é comentarista na Bandeirantes.
A CBF tentou contratar Maradona para comentar a primeira partida, mas não houve acerto. O argentino alegou compromissos com o seu time nos Emirados Árabes Unidos. A entidade não revela os valores pagos a Prieto e Denílson. Já Pelé ganhará R$ 400 mil pelos dois jogos.
O clássico contra a Argentina marcará a mudança nas transmissões das partidas da seleção. A partir de agora, a CBF vai comprar horário em canais para exibir com equipe própria os jogos da seleção. Até o ano passado, a Globo transmitia com exclusividades todos os amistosos do time nacional. A base da transmissão será o estúdio da CBF, que funciona na sede da entidade, no Rio. Lá, Pelé, Prieto e Denílson vão trabalhar.
A iniciativa segue um modelo existente no exterior. Clubes e ligas já começam a produzir seus próprios eventos. Os dirigentes acreditam que vão arrecadar mais ao vender os seus produtos diretamente aos anunciantes nas mais diferentes plataformas.