Comercial e Sete de Dourados decidem Estadual neste domingo
Colorado precisa vencer para conquistar décimo título enquanto time douradense tenta conquista inédita
A Série A do Campeonato Estadual segue o mesmo formato desde 2010, com dois grupos regionalizados na primeira fase e confrontos eliminatórios nas etapas seguintes e, neste domingo (8), 15h, no Estádio Jacques da Luz, Comercial e Sete de Dourados encerram a primeira edição desde então que os dois melhores times de cada grupo se enfrentam pelo título. Vencedor na partida de ida por 2 a 1, o Sete conquista a sua primeira taça na primeira divisão com um empate, enquanto o Colorado precisa vencer para se tornar um dos maiores vencedores da competição, com dez campeonatos, ao lado do Operário.
A boa campanha e o equilíbrio dos finalistas está nos números de ambos durante a competição. Melhor do Grupo A com 19 pontos na primeira fase, o Comercial não teve dificuldade para despachar o Águia Negra nas quartas de final com duas vitórias e passou pelo Corumbaense na semifinal com dois empates sem gols, fazendo valer a vantagem que tinha sobre o adversário, chegando na final com 27 pontos conquistados. O Sete terminou na frente do Grupo B, somando 16 pontos e também venceu os dois jogos pelas quartas de final, contra a Serc. Na semifinal, o adversário foi o Operário e, assim como o Comercial, avançou pela vantagem que lhe conferia o regulamento com dois empates em 0 a 0. No total, foram 24 pontos acumulados em todas as fases.
Agora, com o resultado da primeira partida, os dois times chegam ao jogo final quase que exatamente iguais. São 27 pontos para cada lado, com vantagem para o time douradense no primeiro critério de desempate – oito vitórias contra sete – e o time que terminar o jogo final com o título será também, obrigatoriamente, o time de melhor campanha da competição.
Times indefinidos
Outro ponto incomum entre os finalistas está na definição dos times para a decisão. Paulinho Rezende e Chiquinho Lima, técnicos respectivamente de Comercial e Sete, aproveitaram os últimos treinos para testar formações diferentes e mantém as formações dos times para a final em segredo.
O Comercial treinou nesta sexta à tarde no Estádio Jacques da Luz, local da partida. O volante Quirino, o zagueiro Miltão e o atacante Augusto, ausências na partida de ida, estão à disposição. Por outro lado, o volante Nick, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, está fora do jogo. Além dele, outra ausência pode ser o zagueiro Rafael, com dores musculares, é dúvida e pode ser substituído por David. O provável time deve ter Martins no gol; Kênio, Miltão, Rafael (David) e Prego; Quirino, Cristiano Gaúcho, Andrinho e Uélison Santana; Lucas Guma e Aloísio (Whattiman).
No Sete, o jogo final será também de retornos, o que faz Chiquinho quebrar a cabeça para montar o time, ainda mais com o bom desempenho dos jogadores que substituíram titulares. Eduardo Arroz e Fágner voltam de suspensão, enquanto Dio e Maranhão foram liberados pelo Departamento Médico. No último treino coletivo, no CT do Sete, o técnico testou formações diferentes no meio campo e ataque, mas a tendência é por um time mais cauteloso e que se adapte ao tipo de jogo que deve encontrar. Fernando Hilário; Renato, Jaime, Bruno e Da Silva; Peu, Eduardo Arroz, Altino e Marinho (Dio); Thiago Matos (Maranhão) e Fágner é o time provável.
A arbitragem do jogo final será de Paulo Henrique Salmázio, do quadro da CBF. Ele será auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz, assistente Fifa, e Edson Campos de Mendonça, também da CBF. Augusto Domingos Borges Ortega e Lucas da Cruz serão 4º e 5º árbitros, respectivamente.
Fonte: Gazetams/Rogério Vidmantas