Copa das Federações de Tênis contou com a participação de 315 atletas de 17 Estados
A Copa das Federações é um tradicional torneio nacional de tênis realizado anualmente pela CBT Confederação Brasileira de Tênis nas categorias 12 anos, 14 anos, 16 anos e sub 23 anos, masculino e feminino, envolvendo as Federações de Tênis de todos os Estados brasileiros.
Foi realizada pela primeira vez na década de 1940 como Campeonato Brasileiro por Equipes, quando ainda não existia a CBT. A Copa das Federações é realizada no formato semelhante ao da Copa Davis, porém com dois jogos de simples e um de duplas.
Neste ano de 2016 a Copa das Federações foi realizada no clube Praia Clube de Uberlândia, MG, no período de 25 a 27 de julho, e contou com a participação de 315 atletas inscritos de 17 Estados.
Com o apoio da Fundesporte a Federação Sul-mato-grossense de Tênis, levou 18 atletas tenistas nas seguintes Categorias:
1) 12 anos feminino: Capitão Joacyr Lima de Oliveira Junior
Raissa Fabiola Cordone Novais e Luciana Vieira Ottoni, de Ponta Porã, Julia da Silva Moreno e Isabela Muller Andrade, de Campo Grande.
2) 12 anos masculino: Capitão Ricardo Serafini
Tenistas: Marco Antonio Barbosa Nahas, de Campo Grande, Eduardo Henrique Falqueiro, de Chapadão do Sul, e Gabriel Sanabria Pinheiro da Silva, de Ponta Pora.
3) 14 anos masculino: Capitão Marcos Roberto da Costa Bezerra
Tenistas: Vian Louveira, de Chapadão do Sul, Marcio Eduardo Silva, de Dourados, Murilo Lemos Franzoloso, de Campo Grande, e Ronaldo Costa da Rosa Alexandre, de Navirai.
4) 16 anos masculino: Capitão Charles Costa e Costa.
Tenistas: Felipe Jose Vilaça D Osvualdo, de Chapadão do Sul, Matheus Geovani Correa, de Ponta Pora, Gustavo Garcia Gloor, de Navirai, e João Vitor Cecato Assis, de Chapadão do Sul.
5) Sub 23 anos masculino: Capitão Thiago Almeida Moreira.
Tenistas: Alef Hiago Marchi Menegon, Jesse da Silva e Luan Keller de Oliveira Moreno, de Chapadão do Sul.
No domingo, dia 24, a CBT sorteou as Chaves e definiu as últimas regras dos jogos, que começaram na manhã do dia 25 e terminaram no início da noite do dia 27.
A Chave de 16 anos masculina-B foi composta por 07 Estados brasileiros: Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Tocantins.
Mato Grosso do Sul sagrou-se Campeão nesta Categoria 16 anos masculino-B após derrotar na final a forte Equipe de Pernambuco pelo placar de 02 jogos a 01.
No primeiro confronto, muito equilibrado entre os tenistas Luiz Maia (PE) e Matheus Correia (MS), Pernambuco saiu na frente por 2 sets a 1 com a vitória no tie-break do 3º set pelo placar de 6/1, 3/6 e 7/6 (5).
No segundo jogo Mato Grosso do Sul empatou a competição com a vitória de Felipe D Osvualdo (MS) sobre Vitor Jordão (PE), 21º do ranking nacional, pelo placar de 6/4 e 7/5.
No terceiro e decisivo jogo de duplas os tenistas de Mato Grosso do Sul, Matheus Correa e João Assis (MS), com muita determinação, levaram a melhor e venceram o jogo no duro confronto contra Vitor Jordão e Luiz Maia (PE), sagrando-se Campeões da Categoria 16 anos masculino-B pelo placar de 6/4, 2/6 e 10/6.
O Professor Alexandre Evaristo do Prado atuou como Delegado e representou a Federação junto à Confederação Brasileira de Tênis durante o evento.
Fonte: Federação de Tênis de Mato Grosso do Sul