Copinha 2018: veja uma análise dos confrontos das oitavas de final
Apenas 16 times ainda mantêm vivo o sonho de estar na decisão, marcada para o dia 25 de janeiro. Jogos serão disputados nesta segunda e nesta terça
Dos 128 times que iniciaram a disputa da Copa São Paulo 2018, apenas 16 seguem sonhando com o título (veja a tabela). Nas oitavas de final, que começam nesta segunda-feira. Desses sobreviventes, 10 jogam na Série A. Confira um breve prognóstico dos confrontos.
INTERNACIONAL X DESPORTIVA PARAENSE
O Inter sofreu para ganhar quase todos os jogos que disputou. Foi para os pênaltis contra o XV de Jaú, não fez uma primeira fase boa, mas deslanchou na última partida, quando goleou o Boavista por 5 a 1. Ainda parece, no entanto, aquém do que pode render. A Desportiva Paraense, que eliminou o Atlético-MG em 2016, chega motivada por duas classificações heroicas: uma nos pênaltis, contra o Marília, e outra nos acréscimos, contra a Penapolense. Vale ver o jogo.
Análise: o favoritismo é colorado, pela vantagem física e técnica, mas dentro de campo as coisas podem se equiparar se o Inter tiver mais uma tarde ruim.
VITÓRIA X LONDRINA
Aqui há um duelo de dois destaques da competição com passagens por seleções de base: Luan, camisa 10 do Vitória, tem cinco gols no torneio, um a menos do que Miullen, o 9 do Londrina. É claro que a questão coletiva também pesa, e o jogo tem tudo para ser muito interessante, pois as duas equipes têm outros nomes talentosos no elenco.
Análise do blog: o poderio ofensivo do Vitória é alto, com Luan, Eron e Flávio. E a base do time é campeã da Copa do Brasil Sub-17 em 2015. Os baianos são favoritos.
ATLÉTICO-PR X SANTOS
3 a 0. É um time taticamente consistente e que conta com Marcão, ex-jogador do próprio clube, como treinador. O Santos, que fez 100% de aproveitamento na fase de grupos, teve problemas para derrotar o Mirassol nos pênaltis e depois bateu o Figueirense. Conta com a qualidade do meia Gabriel Calabrés e do atacante Bruno Moreira.
Análise: o Santos parece um time mais pronto, e um pouco mais experiente. Tem leve favoritismo.
SÃO PAULO X CRUZEIRO
É um duelo de Libertadores, pois as duas equipes representarão o Brasil no torneio (sub-20). O Tricolor tem, individualmente, o melhor time da competição, mas os cruzeirenses sabem sofrer na defesa, comandada pelo grande goleiro Brazão, e se mostraram muito sólidos no ano passado inteiro. Na Copinha, porém, tomaram alguns gols por desatenção e tiveram que passar por duas decisões nas penalidades para chegar às oitavas.
Análise: vence o São Paulo, por ter um time mais talentoso, jogar em casa e estar melhor na competição.
FLAMENGO X AUDAX-SP
O Flamengo sofreu um pouco na primeira fase para botar a bola na rede, exceto no jogo contra o Ji-Paraná. Mas no mata mata, depois de perder seis atletas, o time manteve o bom nível de exibição, o que ficou atestado na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba na terceira fase, neste domingo. O Audax chega embalado por uma ótima vitória nos pênaltis sobre o Atlético-MG após estar perdendo por 2 a 0 e tem bons jogadores, como o lateral-esquerdo Kevin, já com passagens por seleções de base.
Análise: O Flamengo tem um time mais técnico, mas o Audax é mais forte fisicamente. O jogo é duro, com leve favoritismo para os cariocas.
PALMEIRAS X VASCO
O Palmeiras vem da maior goleada da Copinha até aqui (7 a 0 no Taubaté, mesmo placar de Botafogo x River), e tem um quarteto ofensivo muito qualificado com José Aldo, Yan, Fernando e Léo Passos, que está em má fase, mas é bom jogador. No Vasco, o quarteto Robinho-Dudu-Marrony-Hugo Borges também precisa ser respeitado e o time é muito competitivo. Um jogão nas oitavas de final da Copinha.
Análise: a tendência é que vença o Palmeiras, por jogar em casa e por ter jogadores um pouco mais cascudos.
PORTUGUESA X GOIÁS
A Lusa, que vem de duas vitórias nos pênaltis, tem alguns bons jogadores em seu elenco, especialmente o zagueiro Matheus Brunette e o lateral-esquerdo Cesinha. No Goiás, do técnico Augusto, ex-jogador da própria Lusa, o goleiro Enzo chama a atenção pela agilidade no gol. O time vem de ótima vitória sobre o Grêmio por 1 a 0 em Mogi das Cruzes.
Análise: o Goiás é mais time, física e tecnicamente. Mas a Lusa joga em casa. A aposta é em um empate com decisão por pênaltis.
CORINTHIANS X AVAÍ
Está aí um jogão. O Corinthians, atual campeão da Copinha, sofreu contra o Sport na segunda fase e encara agora um adversário ainda mais qualificado: o Avaí, que tem um time rodado para os padrões da base, uma defesa fortíssima e um ataque decisivo em momentos pontuais. É realmente um duelo complicado para o Timão.
Análise: Fora de São Paulo, o Avaí seria favorito, pois é uma equipe que tem uma sequência de trabalho mais lógica. Mas em casa, o Corinthians equilibra as coisas. Nova aposta em empate com decisão por pênaltis.
fonte: Globoesporte