CTAF/OT muda forma de atuação em Três Lagoas (MS)
CTAF/OT conta atualmente com 90 atletas em seu staff
Desde o início do ano o Centro de Treinamento Avançado de Futebol Orestes Prata Tibery (CTAF/OT) localizado em Três Lagoas (MS) passou a ter uma nova administração e segue com novo formato.
Idealizado pelo ex-atleta profissional de futebol e atual representante da Quimeras Academy no Brasil Tiago Paulista em janeiro de 2011, o CTAF/OT não possui fins lucrativos e há sete anos forma centenas de jogadores, que sonham em jogar em grandes clubes nacionais e até internacionais.
Conforme os responsáveis, a mudança estratégica possibilita ao Tiago Paulista trazer oportunidades para novos talentos. Já ao técnico Edimar, caberá ser o gestor do projeto. Para isso, ele conta com o apoio da Associação dos Moradores do Bairro Paranapungá (AMBP), presidida por Celso de Souza. Em abril, Edimar já tem um importante compromisso: fará estágio em um clube brasileiro de renome.
Ainda de acordo com os gestores, os treinos continuarão nos campos da AMBP e da Fazenda São João, localizadas em Três Lagoas. O curso de idiomas para os jogadores que buscam oportunidades em clubes e universidades da Alemanha, Portugal e Espanha também será mantido. A expectativa em 2018 é de que mais atletas embarquem para a Europa.
Nos últimos sete anos, atletas acolhidos pelo CTAF/OT recebem treinamentos na Fazenda São João. Desde dezembro de 2016, o projeto ganhou a parceria da AMBP. Em março do ano passado, houve o apoio da Quimeras Academy. O projeto revelou talentos, que se destacaram em torneios municipais e na Copa Mercosul. Alguns estão treinando na Europa, onde a Quimeras Academy mantém parcerias com clubes portugueses, espanhóis e alemães.
Revelados em Três Lagoas, os atletas do projeto acumulam conquistas. Eles venceram uma equipe do Palmeiras em 2015, no CT de Guarulhos, além de promover ótimas partidas com o Corinthians no Parque São Jorge em 2014. Em Inajá (PR), os jogadores conquistaram medalhas em três categorias. Na temporada 2017-2018, ganharam quatro medalhas. Ainda no ano passado, os jogadores chegaram a cinco finais, sendo campeões em quatro campeonatos locais.
Com a colaboração de parceiros, o projeto ganhou a simpatia da população que passou a contribuir com doações. Com este importante respaldo, o CTAF/OT trouxe eventos avaliativos para Três Lagoas e região, além de peneiras e jogos amistosos com equipes de expressão. Sua premissa permanecerá, revelando jogadores para clubes de base, de expressão nacional e equipes internacionais.
O CTAF/OT conta atualmente com 90 atletas em seu staff, entre eles os seguintes destaques: Ramon Moreira e Artur Henrique (ambos jogando no Tsv 1950 da Alemanha); Lenon Farias (que joga na categorial profissional do Clube Guarany do Paraguai); Teodoro Raspini (atual jogador do Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro); Walisson Silva (jogador de base do Desportivo Brasil); Felipe Bernardo (atualmente sendo monitorado pelo Atlético-PR); Ivo Júnior em (monitorado no Atlético-PR e Desportivo Brasil) e Kayo Victor (em monitoramento no Desportivo Brasil e Atlético-PR).
A Quimeras Academy, a Associação dos Moradores do Bairro Paranapungá e todos os atletas, seus familiares e amigos agradecem imensamente aos patrocinadores, que ao longo dos anos acreditaram e tornaram possível a concretização deste projeto. Em nome da diretoria, o gestor Tiago Paulista, agradece o apoio recebido.
Sobre a Quimeras Academy
A Quimeras Academy é uma empresa de Intercâmbio Esportivo localizada na Alemanha e Espanha (Barcelona), que possui uma representação no Brasil. Está entre as três empresas que mais colocaram atletas na Europa. Nas duas últimas temporadas, foram mais de 50 jovens.
Em 2017 abriu oportunidades em clubes da Alemanha, Portugal e Espanha. O trabalho consiste na adaptação dos atletas, por meio de treinamentos, cursos de línguas e outras técnicas.
A Quimeras Academy seleciona jovens entre 16 a 23 anos, com bom desempenho no futebol e cria oportunidades para que eles frequentem academias da Alemanha e de Barcelona, onde passam por um processo de adaptação ao futebol europeu, ao mesmo tempo em que aprendem o idioma alemão.
Após o período de adaptação, os atletas são encaminhados para clubes parceiros onde permanecem em treinamento, até que possam ser avaliados por times maiores e sejam contratados.
No período de adaptação, que varia de 6 meses a um ano, o atleta da Quimeras Academy recebe hospedagem, alimentação (baseada na cozinha brasileira), curso intensivo de alemão, acompanhamento profissional nos treinamentos, assessoria esportiva, seguro saúde e transporte para os treinos e cursos.
*Assessoria de Comunicação
Você precisa fazer login para comentar.