Em ranking revisado, Cene é o melhor time de MS na atualidade
Para saber qual é o melhor time sul-mato-grossense em atividade, o GloboEsporte.com produz anualmente o Ranking Estadual de Clubes, baseado no desempenho das equipes nos estaduais dos últimos cinco anos. Agora, o sistema de pontuação passou por revisão, e a participação em torneios nacionais – Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – também passa a contar pontos aos clubes.
Outra mudança significativa nos critérios foi a adoção da posição final das equipes no estadual, em vez de pontuar os clubes apenas pela fase em que chegaram. Por exemplo: agora, um time que terminou em terceiro lugar ganha mais pontos que o quarto colocado. Antes, ambos recebiam a mesma pontuação por terem chegado à semifinal.
Pelos novos critérios, o Cene volta a ser o melhor time de Mato Grosso do Sul na atualidade com 10.527 pontos. Nos últimos cinco anos, venceu três estaduais e jogou duas edições da Copa do Brasil e da Série D do Brasileirão. Em seguida aparece o Comercial-MS, atual campeão sul-mato-grossense, com 9.733 pontos. Em terceiro surge o Águia Negra, com 9.524 pontos. O Naviraiense é apenas o quarto colocado, com 9.235 pontos.
Essas revisões também provocaram mudanças nas posições intermediárias do ranking. O Ivinhema cai para quinto lugar com 8.880 pontos. O Sete de Dourados saltou para a sexta posição (7.792), e é seguido por Misto (7.464) e Novoperário (6.392). (Veja tabela completa ao lado)
Entenda o ranking
O novo Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com abrange o desempenho de 21 clubes que passaram pela Série A estadual entre os anos de 2011 e 2015. Adotou-se o sistema de pontuação da CBF, em que os pontos conquistados no ano vigente (N) têm o valor multiplicado por 5. No ano imediatamente anterior (N-1) é multiplicado por 4, ano anterior (N-2) é por 3, ano anterior (N-3) é por 2 e último ano (N-4) é por 1.
Times que disputam nacionais recebem a seguinte pontuação: 1000 pontos para Série A, 500 pontos para Série B, 250 pontos para Série C e 100 pontos para Série D. Para Copa do Brasil: 25 pontos para 1ª fase, 50 pontos para 2ª fase, 100 pontos para 3ª fase, 200 pontos para oitavas, 400 para as quartas, 450 para semifinal, 480 para vice e 600 para campeão.