Fifa discutirá reconhecer Flamengo, Grêmio e Santos como campeões mundiais
Reunião do conselho da entidade irá definir se vencedores da Copa Intercontinental são detentores do título mundial. Discussão também envolve conquistas do São Paulo em 1992 e 93
O Conselho da Fifa vai definir no próximo dia 27 se os campeões da Copa Intercontinental, torneio entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões, podem ser considerados como donos de um título mundial. A competição foi realizada de 1960 a 2004 e teve entre os brasileiros vencedores o Flamengo de Zico, Grêmio de Renato Gaúcho, Santos de Pelé e São Paulo de Raí. A informação é do portal UOL e foi confirmada pelo GloboEsporte.com.
A reunião do antigo Comitê Executivo – agora denominado Conselho da Fifa – está marcado para o próximo dia 27, na Índia, um dia antes da final da Copa do Mundo Sub-17. A solicitação para incluir a discussão da legitimidade do título partiu da Conmebol. A reunião contará com o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, e mais três representantes sul-americanos.
A vontade da legitimação da Copa Intercontinental tem relação com a intenção de que o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões volte a ser realizada. A Fifa deve transformar seu Mundial de Clubes numa competição de quatro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa das Confederações, que será extinta. A mudança deve ser somente a partir de 2021.
fonte: Globoesporte