Garotos de MS participam de clínica de basquete em Franca (SP)
Adolescentes de Costa Rica e Franca treinam durante uma semana em escola na cidade que é considerada a capital nacional do basquete
fonte: globoesporte/ms
Intercâmbio, aprendizado e muita bola na cesta. Garotos com idades entre 12 e 14 anos das cidades de Costa Rica e Água Clara participaram durante uma semana de uma clínica de basquete na cidade de Franca, no interior de São Paulo, conhecida como a capital nacional da modalidade. A turma de 12 jovens, acompanhados de seus professores, estiveram na Chuí Chuá Esportes e realizaram partidas amistosas contra equipes locais.
Durante os treinamentos, os sul-mato-grossenses aprenderam diversos fundamentos do esporte, como drible, passe, bandeja, finalização e rebote. As atividades em Franca também serviram de preparação para os alunos da equipe sub-14 da Escola Municipal Francisco Carrijo, de Costa Rica, que vai disputar os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems) em agosto.
– Nós podemos aprimorar os conceitos que já são passados pelos técnicos deles e desenvolvemos atividades que vão melhorar as habilidades motoras e coordenativas dos garotos. Percebemos que lá em Costa Rica e Água Clara já existe um trabalho de basquete interessante, então com esse contato o garoto vai perceber o que ele precisa fazer para melhorar no esporte, disse Marco Aurélio dos Santos, o Chuí.
Para o técnico de basquete de Costa Rica, Kristyan Almeida, visitar Franca era um sonho antigo. O intercâmbio vai contribuir com o projeto de formação de atletas existente na cidade.
– Se esses meninos acreditarem no projeto, com certeza o nosso basquete vai chegar a um patamar legal no Brasil. Por isso viemos a Franca, cidade que é referência máxima no basquete – disse Kristyan.
Além dos treinos, os meninos conheceram o Ginásio Pedrocão e acompanharam o treino do Franca Basquete, equipe que disputa o NBB, Campeonato Paulista e o Sul-Americano de basquete.