Homem invade coletiva de Blatter e joga dinheiro para o alto em protesto
Joseph Blatter voltou a aparecer publicamente nesta segunda-feira, quase dois meses após renunciar a seu quinto mandato como presidente da Fifa. Assim que o suíço entrou na sala, um humorista inglês apareceu na frente das câmeras, se aproximou ao dirigente e jogou um bolo de dinheiro para o alto em protesto. O responsável pelo ato é o inglês Simon Brodkin.
Blatter prontamente chamou os seguranças, que retiraram o intruso da sala de imprensa. O incidente obrigou o presidente da Fifa a sair do local e só voltar depois que todas as notas foram recolhidas. “Isto não faz parte do futebol. Volto em alguns minutos, porque precisamos limpar isso”, disse o suíço.
Na sequência a entrevista coletiva seguiu sem outras interrupções. Esta foi a primeira vez que Joseph Blatter se dispôs a aparecer publicamente desde que o escândalo de corrupção envolvendo dirigentes ligados à Fifa foi deflagrado pela Justiça dos Estados Unidos. Presidente da entidade desde 1998, ele não viajou à Nova Zelândia para marcar presença na Copa do Mundo Sub-20.
Especula-se que a cautela de Blatter tenha a ver com a extradição de outros cartolas aos EUA. Sete foram presos na Suíça por subornos para fechar contratos publicitários de torneios chancelados pela entidade máxima do futebol.