Interior ‘sai na frente’ em preparação para o Estadual
O campeonato Sul-Mato-Grossense de 2016 começa no dia 31 de janeiro. E com menos de dois meses para começar a corrida ao título, os times do Interior se apressam para montar as equipes e já tem até equipes em preparação para o Estadual de futebol séria A.
Um dos exemplos é o time dp Sete de Setembro, de Dourados – a 228 km de Campo Grande, que tem agora como gestor da empresa TNY Sports, Tony Montalvão, que assumiu o comando do clube após deixar o Itaporã.
Com isso, o técnico vice-campeão do Estadual da Série B pelo Operário, Chiquinho Lima, agora faz parte do Sete. “Não continuei no Operário, pois lá não havia um planejamento e nem estrutura. A diretoria me chamou para conversar, mas não deu. Chega de sofrer. No Sete de Setembro espero fazer uma temporada melhor que as outras”, disse o técnico.
“Estamos competitivos para que o time volte a ser forte. Não queremos lutar apenas para não cair, vamos brigar de igual para igual” disse Chiquinho. O técnico afirma que a diretoria apresente os jogadores daqui a uma semana, e pretende começar os treinos ainda neste mês. Relatou ainda que o clube já contratou dez jogadores e negocia com mais 15, pediu também a contratação de dois atletas do seu ex-time, e diz não poder revelar nomes.
Costa Rica fala em time de ‘ponta’
Desde 2007, na Primeira Divisão do Estadual, o Crec, de Costa Rica – a 336 km da Capital, pretende apresentar o elenco até o dia 20. Conforme o presidente, Edson Martins Moraes, o clube já tem confirmado o apoio do prefeito Valdeli Ramos (PR), no valor de R$ 300 mil para ajudar a equipe. “A verdade é que para chegarmos na ponta temos que investir, jogador bom custa mais. Temos feito contatos com alguns atletas para possíveis contratações”, revelou o dirigente, que já foi vice-prefeito da cidade.
No Itaporã, o treinador do atual campeão da série B, Nei César, diz que o clube deve apresentar o time no dia 4 de janeiro. Ainda conforme o técnico, o clube tem a intenção de contratar pelo menos dez jogadores para reforçar o time.
No Corumbaense, Gilmar Calonga, ex-treinador do Comercial, agora vai dirigir o clube da Cidade Branca, a 417 km da Capital.
À espera da verba municipal, Águia Negra cogita usar amadores
Para disputar a temporada da série A, o Águia Negra tenta a ajuda da prefeitura. O presidente do clube de Rio Brilhante – a 165 km de Campo Grande, Iliê Vidal, diz estar tentando contato com o prefeito da cidade Sidney Foroni (PMDB) para pedir apoio, mas sem sucesso.
De acordo com Iliê, que é vereador pelo Pros, o elenco do time continua indefinido, e afirma que, se não conseguir ajuda do município, irá tentar apoio do comércio da cidade.
“Mesmo se a prefeitura não ajudar, não desistiremos de participar da temporada de 2016. Vamos montar um time humilde e tentar ajuda financeira dos empresários da região para continuar na briga. Sem dinheiro, iremos contratar atletas amadores e profissionalizá-los para montar o time. Mas vamos cientes do rebaixamento, não morreremos sem guerrear”, afirma o político e presidente do clube.
Ainda sem técnico, Operário critica calendário
O Operário, após cinco anos na segunda divisão do futebol sul-mato-grossense, conseguiu no mês passado o título de vice-campeão da série B. Na próxima temporada, que marca a sua volta à Série A, o Galo ainda está sem técnico e jogadores.
“Não temos ajuda de prefeitura como alguns times do Interior têm. Com o acesso do Galo muitos jogadores queriam ganhar mais e essa não é a nossa realidade. Por isso, não temos nada definido”, disse o presidente operariano, Estevão Petrallas. “Não concordo que o Campeonato comece em janeiro, pois acabei de sair da disputa da Segunda Divisão e ainda tô pagando as contas. A Federação deveria conversar com a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] para mudar o começo das disputas, e evitar que os times fiquem nesta correria”, completou.
No dia 31 de janeiro, o Galo joga primeira partida do seu retorno a serie A contra o Misto de Três Lagoas – a 334 km de Campo Grande.
Comercial descarta pressa para montar equipe
O novo presidente do Comercial, Ítalo Milhomem, que assumiu em novembro, confirmou o nome do técnico que substituirá Gilmar Calonga. Tiago Batizoco vem de Rondônia onde atuou pelo Rondoniense. Em 2013, o mesmo treinador chegou a ser apresentado pelo Novoperário, mas foi dispensado antes do início do Estadual.
Mas, os jogadores ainda não foram contratados. O dirigente revela que vai apresentar sua equipe somente 15 dias antes do início da competição, ou seja, na terceira semana de janeiro. “A gente está organizando o time e vamos começar as contratações somente mês que vem. Em 2016, queremos lutar de igual para igual e montar um grupo competitivo, de alto nível”, afirmou Milhomem.
O presidente do Comercial afirma que mesmo com elenco a ser montado próximo da competição, o time estará preparado para a competição. O Colorado realiza a partida de estreia na primeira rodada diante do Novoperário no fim de janeiro.
fonte: o estado online