Jogos da Juventude de MS: confira os resultados da fase individual
Competição serviu para definir representantes sul-mato-grossenses na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que será disputada na Paraíba
O fim de semana em Campo Grande foi marcado pelas disputas individuais dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums). A competição serviu para definir representantes sul-mato-grossenses na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude – 15 a 17 anos, que será disputada em novembro em João Pessoa. Confira um resumo do desempenho dos medalhistas do Jojums por modalidade:
ciclismo
Essa foi a primeira vez que o ciclismo fez parte dos Jojums, e os atletas de Jardim foram os vencedores nos naipes feminino e masculino. Na prova de estrada (em circuito), Brunna Becker e Adiel Junior (Escola Pedro Rufino) ficaram com o ouro. No feminino, a prata ficou com Kássia dos Reis (Escola Delfina Nogueira, de Nova Alvorada do Sul). No masculino, completaram o pódio: Mateus Ferreira (Escola Manoel Ferreira de Lima, de Maracaju) e Douglas Pontes (Escola General Malan, de Campo Grande).
Na prova de contrarrelógio individual (500m), o pódio masculino se repetiu. No feminino, houve inversão de posição: Kássia em primeiro, com Brunna em segundo.
Na prova por pontos, 15 km, naipe feminino, Brunna garantiu seu segundo ouro e o primeiro lugar individual geral. No masculino, 20 km, Mateus terminou em primeiro lugar, mas Adiel levou a prata e o título dos Jojums.
xadrez
A enxadrista Julia Yumi Ono Nakamura, do Colégio Dom Bosco de Três Lagoas, conquistou o bicampeonato ao vencer o torneio pensado e o blitz (partidas rápidas). A principal adversária da enxadrista foi a colega Flávia Sirahata Hasegava, também de Três Lagoas, que ficou com o segundo lugar. O bronze foi para Myllena Afonso Vasques, de Campo Grande.
No masculino, foi preciso recorrer a critérios de desempate para definir o campeão. Três enxadristas terminaram com 40 pontos: Lee Jing Xuan e Enzo Teodoro Viveiros da Silva (Campo Grande) e Hector Hugo Queiroz França (Três Lagoas). Melhor para Lee, que ficou com o ouro, seguido por Hector e Enzo.
No geral, Três Lagoas ganhou o feminino, com Aquidauana em segundo e Maracaju em terceiro. No masculino, vitória de Campo Grande. Três Lagoas e Maracaju completaram o pódio.
atletismo
Os campeões gerais são Campo Grande (feminino) e Chapadão do Sul (masculino). Destaque para a recordista estadual e campeã brasileira escolar em 2015, Hellen Messias que, em seu primeiro ano na categoria 15 a 17 anos, dominou as provas de salto: triplo, em altura e em distância. O segundo lugar geral feminino ficou com Ponta Porã e o terceiro com Maracaju
Masculino, No masculino, a disputa entre Chapadão do Sul e Campo Grande foi acirrada. A equipe do interior levou a melhor, nas últimas provas: o ouro no salto em distância e a prata no revezamento garantiram a vitória. Os meninos de Chapadão do Sul subiram no pódio 14 vezes. Foram seis ouros, três pratas e cinco bronzes. O terceiro lugar geral ficou com Porto Murtinho.
judô
Os judocas de Campo Grande mostraram sua força e venceram o torneio por equipes. No feminino, foram oito medalhas: cinco ouros, duas pratas e um bronze. Destaque para Vitória Andrade. A judoca, atual campeã brasileira escolar, conquistou o bicampeonato dos Jojums, na categoria meio-médio (até 57kg). O segundo lugar ficou com Ponta Porã que somou cinco medalhas: dois ouros e três pratas. Itaporã conquistou o terceiro, com um ouro e quatro bronzes.
No masculino, a disputa pelo primeiro lugar foi entre Campo Grande e Água Clara. Os meninos da Capital foram mais efetivos e ficaram com o ouro por equipes. Ganharam oito medalhas: seis ouros e duas pratas. Ayhan Zanella conquistou o bicampeonato dos Jojums, na categoria meio-pesado (até 90kg) e disputa mais um brasileiro.
vôlei de praia
A dupla Aninha e Carol, de Três Lagoas conquistou o bicampeonato da modalidade. As garotas venceram o triangular contra duplas de Campo Grande e Chapadão do Sul, e ficaram com a vaga na etapa nacional.
ginástica rítmica
Sarah Pompeu, da Escola Maria de Lourdes Widal, venceu todas as provas da ginástica rítmica do Jojums. A ginasta ficou com o ouro na fita, no arco e na bola.
A outra classificada para a etapa nacional é Raisa Félix, de Rio Verde de Mato Grosso, da escola Thomaz Barbosa Rangel. Por equipes, a vitória foi de Campo Grande.
fonte: globoesporte/ms