Jovem, revelação em nacional, confirma favoritismo no Estadual
O domingo nublado, 1º de novembro, não intimidou amazonas e cavaleiros a participarem e fazer acontecer as disputas do 6º CSE (Concurso de Salto Estadual) e da 2° Etapa da Copa Guaicurus, na sede da hípica do Círculo Militar de Campo Grande. O Hipismo de Mato Grosso do Sul esteve reunido deste sábado (31) na Capital para provas que reuniu conjuntos de pelo menos cinco municípios, com mais de 170 competidores. O Concurso, como O Estado Online publicou na sexta-feira, anunciava com destaque a presença da amazona da Capital, Maria Antônia Rosa Pereira, que esteve no mês passado, no pódio do Pré Junior (1,30m) do CSN Agromen, em Orlândia (SP). Ela voltou a vencer na categoria ontem, agora em casa.
O evento realizado pela FSMH (Federação Sul-mato-grossense de Hipismo) contou com sete categorias e 176 inscritos, sendo 84 militares e 92 civis. A etapa trouxe além de Campo Grande, atletas de Amambai, Dourados, Ponta Porã e Bela Vista. Os cavaleiros e amazonas que participam destas etapas somam pontos para o ranking anual do Estado. O vencedor da principal categoria (1,30m) recebeu além de troféu, R$ 500, a mesma premiação em dinheiro foi dada para segundo e terceiro colocado.
Um dos destaques da competição, Maria Antônia, 15 anos, de Campo Grande, vencendo novamente na categoria pré júnior 1,30m, ontem, considerou tranquila a prova e bom o desempenho até por estar em pratica recente. “O desafio foi muito tranquilo pois eu venho de uma temporada muito boa, eu tô dando continuidade no meu trabalho. Quero ser uma amazona profissional e ter minha vida baseada nisso, quero participar de mundial e olimpíadas. Sempre gostei muito de cavalos e cheguei ao esporte através da minha amiga [Luiza] que também faz hipismo”, afirmou Maria.
A próxima etapa já está bem próxima e programada para o próximo fim de semana, 7 de novembro, a ocorrer em Dourados – a 228 km de Campo Grande, onde o hipismo estadual promove mais um evento da categoria. A cidade sediará o 7º Concurso de Saltos Estadual e a 3° Etapa do Troféu Guaicurus de Salto.
Pódio paulista
A Campo-grandense Maria Antônia, foi vice-campeã em etapa nacional no interior paulista. Em Orlândia (SP), no dia 18 de outubro, a amazona conquistou o segundo lugar na 10º Etapa Circuito de CBH (Circuito Brasileiro de Hipismo) de Cavalos Novos, com sua égua LF Cherie Premier, sua parceira há um ano.
“Eu treino cinco vezes na semana, três horas por dia, faço o primeiro ano do ensino médio e consigo conciliar os estudos e o hipismo. Na escola, meus colegas não entendem muito sobre a montaria, se o cavalo tem que fazer tudo, a minha dedicação. Dizem até pra eu faltar treinos”, brinca a jovem.