MS terá 14 atletas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016
CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) anunciou a convocação de 278 atletas para as disputas
Mato Grosso do Sul terá uma verdadeira seleção nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Nesta terça-feira (19), o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) anunciou a convocação de 278 atletas para as disputas. Destes 14 são de Mato Grosso do Sul. É a maior delegação que já representou o país em uma Paralimpíada. O evento que revelou os nomes dos escolhidos aconteceu no recém-inaugurado Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP) e contou com a presença dos novos Embaixadores Paralímpicos, os atores Cleo Pires e Paulo Vilhena e o empresário José Victor Oliva.
No atletismo, foram chamados Yeltsin Ortega Jacques e Silvania Costa de Oliveira, além do atleta-guia Guilherme Ademilson dos Anjos Santos. Na canoagem, o Comitê convocou Debora Raiza Ribeiro Benevides e Fernando Rufino. Michele Ferreira será a única representante do Estado nos Jogos, enquanto o futebol de 7 sul-mato-grossense mostrou sua força e emplacou oito atletas no elenco formado por 14 jogadores. São eles: Fabrizio Arlindo de Oliveira, Fernandes Alves Vieira, Hudson do Carmo, Igor Rocha, Leandro do Amaral, Marcos Ferreira, Maycon de Almeida e Wesley de Souza.
Pela primeira vez na história, o país terá representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, serão 181 homens e 97 mulheres com a tarefa de atingir a meta de ficar entre os cinco melhores no quadro geral de medalhas. O objetivo foi estabelecido após a sétima posição nos Jogos de Londres-2012 (21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze – 43 no total).
“Materializar a delegação dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é um momento muito importante para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Será a maior e melhor delegação paralímpica brasileira de todos os tempos. Estamos muito orgulhosos, pois também será a primera vez que estaremos em 100% das modalidades que compõem o programa paralímpico, também por ser o país-sede. Estamos ansiosos para entrar na Vila dos Atletas com esta delegação”, disse o presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Andrew Parsons.
Os 278 atletas paralímpicos contarão com o melhor elenco de apoio possível e estarão acompanhados de 16 atletas-guia (atletismo), três calheiros (bocha) e mais dois goleiros (futebol de 5). Serão ainda auxiliados por 195 oficiais técnicos, que completam as 494 pessoas que compõem a delegação do Brasil na Vila dos Atletas, no Rio.
O estado com o maior número de representantes é São Paulo. Escolhido para ser o local do CT Paralímpico Brasileiro, o maior legado material dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, São Paulo contará com 75 atletas na Paralimpíada. É seguido pelo Rio de Janeiro, com 33, e pelo Paraná, que enviará 20 representantes à Cidade Maravilhosa. São Paulo e Rio de Janeiro dão ao Sudeste a maioria entre os convocados, com 128. Todas as regiões estarão representadas: Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).
O grupo selecionado pela direção técnica do CPB tem diversas conquistas no currículo. Grandes medalhistas paralímpicos, como Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil (natação), Terezinha Guilhermina e Yohansson do Nascimento (atletismo) estão na lista. Ao todo, são 44 atletas de 11 modalidades distintas que já subiram ao pódio em Paralimpíadas e tentarão repetir a conquista no Rio de Janeiro.
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão disputados entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa de 528 medalhas. O dia 19 de julho foi escolhido para o evento de convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro pois marca os 50 dias para a abertura da Paralimpíada carioca.
fonte:Gazetams
Você precisa fazer login para comentar.