Novo secretário quer democratizar acesso da comunidade periférica ao esporte em Três Lagoas
O novo secretário da Sejuvel (Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer),
Leandro Dias Gomes, 30 anos, encara como desafiador o cargo que assumiu há duas semanas. Com um discurso social, de quem veio para levar o esporte e o lazer para as camadas mais populares da sociedade, Gomes afirmou em entrevista ao Hojemais que será este o seu papel e o justifica falando sobre suas raízes. “Nasci na Vila Pitolo, região periférica da cidade, e lá desenvolvi trabalhos sociais, que muitas vezes ficaram no anonimato. Agora, nosso objetivo é chegar aos núcleos periféricos, afinal de contas, sei o quanto o esporte e o lazer podem influenciar nas atitudes e na formação dessa criança”, enfatiza.
Leandro não tem formação esportiva e nenhum currículo de atleta profissional. É pedagogo por graduação e tem mestrado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O portfólio do secretário foi motivo de crítica e isso não o assustou – e nem o desanimou. “Enxergo como algo bastante natural, é normal que as pessoas estranhem um pedagogo no meu cargo, mas encaro que sentar nesta cadeira tem mais a ver com tomadas de decisões, delegar funções, conhecer ações que serão desenvolvidas em prol da comunidade e saber quais são as necessidades da população”, defende-se.
De acordo com Gomes, a atuação da Sejuvel passará a investir em diferentes modalidades esportivas. “A Sejuvel não é somente o futebol; vamos investir mais no futsal, vôlei, xadrez e outras modalidades”. Além disso, o novo secretário tem o objetivo de aumentar a inclusão do esporte adaptado em Três Lagoas, pois “somos uma cidade privilegiada neste aspecto, com paratletas conhecidos mundialmente, e queremos formar muitas Silvanias e Ricardos”, finaliza.
fonte: Hoje Mais/Tatiane Simon