Operário/DEC e SERC/UCDB finalizam treinos para jogos decisivos na Copa do Brasil
As equipes representantes de Mato Grosso do Sul que disputam a Copa do Brasil de Futsal Feminino estão em situações opostas, mas ambas em condições de passar de fase. Os dois treinadores entram na reta final de treinamentos para as partidas da rodada do final de semana. Com situação oposta, Operário e Serc tem os jogos decisivos, sendo que o primeiro precisa vencer para levar o jogo para prorrogação enquanto que a SERC um empate garante vaga.
Em Campo Grande, o Operário/DEC entra em quadra com objetivo de vencer a equipe cuiabana do Apec/PVA. Na partida no MT, o Galo perdeu pelo placar de 8 a 2, mas vencendo no ginásio do Guanandizão leva o jogo para prorrogação e podendo ter até penalidades. O jogo na capital será às 15h do próximo sábado.
Na cidade de Goiânia, no ginásio Valério Luiz de Oliveira, a SERC/UCDB tem uma situação um pouco melhor. Qualquer empate leva o time de Nando Borges para outra fase. Depois de vencer o Clube Resenhas pelo placar de 1 a 0, o time do MS quer manter a boa fase da recente disputa da Taça Brasil.
A Copa do Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e nesta edição terá a participação de 15 clubes, de nove estados: Taboão Magnus (SP), ADTB Futsal (PR), FSD (MT), Dec/Operário (MS), Maringá/Seleto (PR), Celemaster Uruguaianense (RS), São José Futsal (SP), PraMinas (MG), Porto/Polivalente Futsal (TO), Acap (PA), Serc/UCDB (MS), Clube Resenhas (GO), Apec/PVA (MT), Instituto Lince (SP) e Vila Nova (GO).
REGULAMENTO
Segundo a CBFS, a Copa do Brasil de futsal feminino tem duração de cinco meses. As duas primeiras fases são regionalizadas, facilitando a logística das equipes. O evento é disputado em cinco etapas, no sistema “mata-mata” (eliminatório), em jogos de ida e volta. De acordo com o regulamento, só avança à próxima etapa a equipe que vencer as duas partidas (ida e volta) ou ganhar o primeiro duelo e empatar o segundo. O saldo de gols não é levado em consideração.
Em caso de dois empates ou vitórias alternadas, o desempate será feito por meio de período suplementar de 10 minutos, sendo dois tempos de cinco minutos, sem intervalo, apenas com a inversão dos lados. Caso persista a igualdade no placar, serão executadas três cobranças de tiro livre direto, na marca da penalidade máxima, para cada equipe, de forma alternada. Se continuar o empate, os pênaltis serão alternados até uma equipe obtenha a vantagem de um gol a mais que a outra.
O campeão garante vaga para a Supercopa de Futsal, torneio que reúne os melhores times brasileiros. O Stein Cascavel (PR) venceu a Copa do Brasil em 2021.
Fonte: Esporte MS