Piloto espanhol morre após acidente em categoria de acesso à MotoGP
Luis Salom faleceu nesta sexta-feira após passar reto em uma curva durante os treinos livres para o GP da Catalunha da Moto2, em Barcelona
Morreu nesta sexta-feira aos 24 anos o piloto espanhol Luis Salom, que corria na Moto2, categoria de acesso à MotoGP, maior categoria do motociclismo mundial. O competidor da equipe SAG faleceu após acidentar-se nos treinos livres para o GP da Catalunha, no circuito de Barcelona, na Espanha.
A tragédia ocorreu a 25 minutos para o fim da segunda sessão de treinos. Salom passou reto na curva 12, e atingiu em cheio a proteção de pneus. Imediatamente, dois carros médicos e duas ambulâncias chegaram ao local. Um helicóptero também foi enviado. No entanto, devido à gravidade do quadro clínico do piloto, ele foi transportado para o Hospital Geral da Catalunha por via terrestre.
Quem era ele
Nome: Luis Salom
Idade: 24 anos. Ele nasceu em 7 de agosto de 1991, em Palma de Mallorca, na Espanha
Peso e altura: 59kg, e 1,70m
Categoria: Moto2, a última de acesso à MotoGP, a maior do motociclismo mundial
Equipe: SAG Team. Salom corria com a moto Kalex
Trajetória no motociclismo: o espanhol iniciou nas 125cc em 2009, onde conseguiu dois segundos lugares até 2011. Em 2012, a categoria foi rebatizada de Moto3. Salom permaneceu nesta classe até 2013. Nestes dois anos, ele venceu nove corridas, obteve 20 pódios, quatro pole positions e foi vice-campeão em 2012. Em 2014, Salom foi alçado à Moto2, onde estava até hoje. Seus melhores resultados foram dois segundos lugares, um terceiro. Em 2014, terminou em oitavo lugar na classificação geral, sua melhor na categoria.
Assista o vídeo que mostra acidente que tirou a vida de corredor espanhol:
No centro médico, Salom ainda passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu às 16h55 locais (11h55 de Brasília). Não foram divulgados detalhes da lesão sofrida por ele, assim como a causa do acidente.
O piloto ocupava a décima posição na classificação geral da Moto2, com 37 pontos. O líder é o britânico Sam Lowes, com 98. Em 2016, o melhor resultado do espanhol foi a segunda colocação no GP do Qatar, etapa de abertura do ano. Este foi seu único pódio na temporada.
Na primeira sessão dos treinos livres em Barcelona nesta sexta-feira, Salom ficou na oitava colocação.
Após o acidente fatal envolvendo o piloto da Moto2, o torneio decidiu alterar o traçado do circuito de Barcelona, visando a segurança dos outros competidores.
Agora, o layout será igual ao utilizado pela Fórmula 1, com menor velocidade. A curva 12, onde o espanhol bateu a 170km/h, será substituída pela chicane. O local do acidente também não contava com a brita, que costuma diminuir a velocidade das quedas dos pilotos.
A organização da MotoGP ainda ressaltou que o GP da Catalunha só acontecerá porque houve um acordo com a família de Salom, os pilotos, equipes e a comissão de segurança.
Os próprios pilotos auxiliaram na decisão de mudança do traçado do circuito em Barcelona. Marc Márquez, Andrea Iannone, Pol Espargaró, Jack Miller, Bradley Smith, Alvaro Bautista, Áleix Espargaró, Andrea Dovizioso, Tito Rabat e Cal Crutchlow participaram da resolução.
O percurso total da prova também será reduzido após a mudança, de 4.727m para 4.655m. Para a adaptação ao novo traçado, os treinos livres deste sábado terão a duração de uma hora, das 4h50 às 5h50 (de Brasília). O primeiro classificatório se iniciará às 9h10, e o segundo, 9h35.
fonte: esportes terra