Promotoria pede confirmação de pena de 21 meses de prisão para Messi: ‘Sabia de tudo’
Em outubro, a promotoria da Espanha pediu que Lionel Messi fosse inocentado das acusações de evasão fiscal. No entanto, o Ministério Público do país quer que o atacante do Barcelona pague pelo crime e pede a confirmação da pena de 21 meses de prisão – mesma punição para seu pai, Jorge, que assumiu toda a culpa.
Em julho, o jogador argentino chegou a ser condenado, mas como a pena era menor do que dois anos, não precisava ir para a cadeia. Além disso, como o pai disse que a responsabilidade pelo caso era dele, o camisa 10 foi considerado inocente.
Jorge e Lionel Messi são acusados de três delitos fiscais por não terem declarado 4,1 milhões de euros à Fazenda espanhola durante os anos de 2007, 2008 e 2009.
O jornal La Razón teve acesso ao conteúdo do despacho do MP: “O acusado Lionel Messi intervia diretamente nos contratos relativos à exploração de seus direitos de imagem e era administrador e sócio único da empresa que recebia as receitas por esse conceito, dando-se as circunstâncias de que as receitas foram recebidas através de empresas fantasmas e que a sociedade receptora se encontrava domiciliada no Uruguai, país no qual nenhum relação tinha o acusado”.
“Por isso, o acusado deve ser considerado responsável dos delitos fiscais pelos quais foi condenado, porque não podia desconhecer que devia reclamar e pagar impostos pelas somas que recebia dos numerosos contratos firmados sobre seus direitos de imagem, e não existia nenhum obstáculo para que conhecesse o cumprimento das obrigações que lhe competiam”, afirmou o Ministério Público.
fonte: ESPN