Queniana medalhista em mundiais é encontrada morta em sua casa
A queniana Agnes Tirop foi encontrada morta, em casa, no condado de Elgeyo Marakwet County, no Quénia. Segundo o jornal britânico ‘The Sun’, a atleta, de 25 anos, foi esfaqueada na barriga.
A morte da atleta, que há poucos meses ficou a menos de um segundo da medalha de bronze na prova dos 5.000 metros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi confirmada por Barnaba Korir, ex-atleta e responsável pelo departamento de formação da federação queniana de atletismo.
No twitter, o comitê olímpico do Quênia manifestou os pêsames pela morte de Tirop:
We have learnt with utter shock and sadness the devastating news about the demise of our elite Olympian and world beating athlete, Agnes Tirop. ] She was Kenya's most prominent entrant for the 5000 meters at the 2012 World Junior Championships in Athletics pic.twitter.com/GmzLD6SqSQ
— TeamKenya (@OlympicsKe) October 13, 2021
Agnes Tirop, que completaria 26 anos no dia 23 de outubro, tinha no currículo ainda duas medalhas de bronze conquistadas em Mundiais e ambas nos 10.000 metros, sendo uma em Londres 2017 e a outra em Doha 2019.
De acordo com a emissora britânica “BBC”, a polícia local está procurando o marido da corredora de longa distância, que é o principal suspeito do assassinato. O desaparecimento de Tirop foi relatado pelo próprio pai na terça-feira (12).
O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, lamentou a morte da atleta e pediu para que a investigação do assassinato de Tirop se torne prioridade para a polícia. .
Fonte: Surto Olimpico / Foto: Reuters