Sul-Mato-Grossense: Sem rebaixamento em 2018, esse vai ser o campeonato da garotada
Ao contrário de anos anteriores, em 2018 apenas dez times vão participar do Estadual. Isso porque o Naviraiense pediu afastamento da competição e o Misto de Três Lagoas, que seria um dos finalistas da Série B 2017, foi excluído da competição por escalar jogadores irregularmente.
No ano em que ninguém vai ser rebaixado em Mato Grosso do Sul, os clubes parecem menos preocupados em reforçar os elencos. Os investimentos são mais modestos do que o habitual, a maioria das contratações foi de última hora, com prioridade para atletas com menos de 20 anos.
A fórmula do estadual é a mesma dos últimos sete anos. Na primeira fase, dez times divididos em dois grupos se enfrentam em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave se classificam para as fases de mata-mata.
Clubes participantes
Operário Atlético Clube
O Operário de Dourados, campeão da Série B 2017, vai contar principalmente com atletas do time Sub-19, seis deles defenderam diferentes clubes na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Uma das principais esperanças do time é o meio-campista Cristian Vieira, de 24 anos, um dos mais experientes do grupo. Formado na base do Internacional, o atleta atuou pelo Palmeiras e teve passagem pela seleção brasileira sub-20.
Outro jogador de 24 anos encarregado de orientar em campo os companheiros mais jovens é o volante Doriva, único remanescente da Série B do ano passado e que foi emprestado pelo Vitória da Bahia e que o Operário pretende contratar em definitivo.
O clube vai mandar os jogos em Dourados, porém, a concentração e os treinamentos do time vão ser realizados em Fátima do Sul a uma distância de 50 quilômetros do município sede. De acordo com a diretoria, para atrair a equipe, a cidade vizinha ofereceu melhores condições de trabalho e custos reduzidos com alimentação, transporte, entre outras despesas.
Urso de Mundo Novo
Às vésperas da abertura do estadual, o Urso de Mundo Novo tenta contratar um goleiro e um zagueiro, para reforçar o elenco. O atacante Ramon, de 20 anos, que estava no Artsul do Rio de Janeiro, foi a contratação mais recente. O time vai ser comandado por Pedro Caçapa, que já trabalhou no Sete de Dourados, Itaporã e Misto de Três Lagoas.
A gerência afirma que a situação financeira do clube no momento é bastante delicada. A diretoria disse que está tentando revolver problemas burocráticos para conseguir renovar o recebimento de verbas da administração municipal.
A principal meta do Urso é chegar à final do Sul-Mato-Grossense e conquistar uma vaga na Copa do Brasil 2019, o que, segundo a diretoria, resolveria o problema financeiro do time na próxima temporada.
Águia Negra
O Águia Negra contratou o técnico Virgílio Ferreira para comandar a equipe no Sul-Mato-Grossense 2018. O treinador trabalhou no clube no estadual do ano passado como auxiliar e assumiu a equipe nas quartas de final, porém, o clube não avançou de fase.
O carioca de 50 anos tem longa experiência como preparador físico e auxiliar-técnico por vários clubes do Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul, nas categorias de base e no profissional.
O clube aposta na experiência de jogadores como Leandro Branco, Alex Faria e o atacante Preto, para fazer uma boa campanha.
Operário Futebol Clube
A palavra da vez no Operário-MS é renovação. O time começou a treinar no início de dezembro de 2017, até fez amistoso contra o Sete de Dourados, no fim de ano, porém, a apresentação oficial do clube só ocorreu uma semana antes do início do estadual.
Do time do ano passado, permaneceram apenas o meia Igor Vilela, o atacante Rodrigo Gral, e o técnico Celso Rodrigues. Cinco atletas da base vão fazer parte do time principal. Ao todo são 25 jogadores, os reforços vieram de vários estados como Santa Catarina, Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
Alguns destaques do elenco são o zagueiro Rodrigo Arroz, de 33 anos, que foi campeão da Copa do Brasil atuando pelo Flamengo em 2006 e conquistou três títulos do campeonato Carioca (2004 – 2007 e 2008) jogando pelo Rubro-Negro.
O meia Jefferson Quirino, bastante conhecido do torcedor sul-mato-grossense e que defendeu o Comercial no ano passado, também chega para vestir a camisa do Galo.
Costa Rica
O Costa Rica começou a preparação para o estadual na segunda quinzena de dezembro. O clube vai apostar em um misto de experiência e juventude para conquistar bons resultados na competição.
Muitos dos atletas vão disputar o estadual pela primeira vez. Mas o elenco também conta com gente conhecida do torcedor. Altino, por exemplo, foi campeão três vezes da série A, jogando por Águia Negra, Naviraiense e Sete de Dourados e foi duas vezes campeão da Série B do estadual com Ubiratan e Operário de Dourados.
O grupo ainda conta com atletas como Leandro Cruz, Laerte e Marcus Vinícius que passaram por grandes clubes do futebol brasileiro. A equipe vai ser comandada por Chiquinho Lima.
Comercial Esporte Clube
O Comercial fez mistério sobre o time que disputaria o campeonato Sul-Mato-Grossense até um dia antes da estreia na competição. De acordo com o presidente Valter Mancini, tudo faz parte de uma estratégia para evitar a disputa com outros clubes e não supervalorizar os salários dos atletas pretendidos.
A apresentação oficial dos atletas e da comissão técnica do Colorado ocorreu na manhã de terça-feira (16), em Campo Grande. O grupo é formado por 23 jogadores, com idade média de 24 anos. Apenas dois atletas já defenderam o time principal do Colorado, o volante Leno e o atacante Danielzinho. Vieram da base o goleiro Tadeu, o volante Cannigia e o atacante Júlio Cesar.
O meia Adrianinho de 30 anos é o mais velho do elenco e tem passagens por Kei Lun (China), Confiança (SE), CSA (AL) e Vasco. Alguns destaques são o zagueiro China de 25 anos que jogou pelo São Cristovão (RJ), Bonsucesso e Flamengo. O atacante Erick Mamer de 23 anos com passagens por São Bernardo, Portuguesa Santista e Red Bull Brasil.
Corumbaense
O Corumbaense também está se preparando para a temporada deste ano, desde dezembro. Todos os jogadores do clube foram apresentados e estão treinando todos os dias, intercalando a parte física e a tática.
O elenco é um dos poucos experientes, com jogadores de várias regiões do país. Nessa preparação para o campeonato estadual, o time de Corumbá fez apenas um amistoso contra o União ABC em dezembro e venceu por 2 a 0.
Este ano o Carijó disputa o estadual e mais três competições nacionais, Série D, Copa do Brasil e Copa verde. Um acordo entre o Corumbaense Futebol Clube e a Liga de Esportes de Corumbá (LEC) proporcionou alívio ao torcedor do Carijó da Avenida.
O atual campeão sul-mato-grossense vai pagar um aluguel e novamente poderá jogar no estádio Arthur Marinho, após um empasse que se arrastava a meses.
Novo
Seis jogadores que fizeram parte do elenco passado estão de volta ao Novo. São eles: o atacante Luan, o meia Matheus, o lateral Ramer, o volante Júlio César, o meia Wesley e o zagueiro Diogo Rincon.
Robert, que comandou o União ABC no ano passado, assumiu o Novo para a temporada 2018. Ele foi campeão brasileiro como jogador pelo Santos em 2002. Logo na primeira experiência como treinador, chegou às quartas de final do Campeonato Sul-Mato-Grossense.
Após conquistar o vice-campeonato estadual, o Novo está com o calendário bastante apertado e bem mais recheado. Além do Sul-Mato-Grossense, o clube vai disputar a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.
União ABC
O União ABC também vai apostar na juventude para essa competição. A maioria dos jogadores é do Sub-17 e Sub-19. Do grupo anterior apenas sete atletas foram mantidos, entre eles o atacante Éverton e o goleiro Marcão, destaque da equipe em 2017.
À frente da garotada está o estreante Robson Mattos. Estreia mesmo só como treinador do profissional, porque no mundo da bola já são 26 anos, destes, dez no futebol asiático.
Mattos atua há três anos no União ABC, onde já foi preparador físico e comandou o Sub-19. Como auxiliar-técnico, esteve ao lado de Vina na base, auxiliou Ronildo Rocha quando o time subiu para a primeira divisão e por último foi o braço direito de Robert no estadual de 2017.
Sete de Dourados
O Sete de Dourados iniciou a preparação para o estadual no início de dezembro. O time comandado por Márcio Santos venceu um amistoso contra um time amador de Caarapó e empatou contra o Operário de Campo Grande.
Faltando seis dias para a bola rolar para valer, o Sete anunciou três reforços. Foram apresentados o meia-atacante Lucas Mauro, que distou a última temporada pelo Rio Branco-ES, o atacante Lucão, que estava no Grêmio Osasco e teve passagens pelas bases de São Paulo e do Audax-SP e o lateral-esquerdo e volante Gilton, nascido em Campo Grande, que estava no Guarani-SP e já atuou pelo Joinvile, Chapecoense, Paraná Clube, Paysandu e Cuiabá.
fonte: Globo Esporte/MS