Torcedor cataloga jogos de time no estadual desde 2008 para ‘criticar treinador com embasamento’ em MS
Welynton Torresani Moura, de 28 anos. Insatisfeito com o trabalho do técnico Mauro Marino no comando do Aquidauanense, seu clube de coração, ele foi atrás dos jogos do Azulão pelo estadual de Mato Grosso do Sul desde 2008 para comparar o aproveitamento antes e depois do treinador assumir a equipe.
O curioso é que Marino está no clube, ininterruptamente, desde 2018, e teve passagem longa na primeira vez que comandou a equipe, entre 2008 e 2012. Segundo Torresani, no entanto, o trabalho dele é inconstante. “A ideia de catalogar os jogos foi, primeiro, pela minha paixão pelo Aquidauanense. Depois, foi por eu ficar descontente com a forma que o time se apresenta, oscilando demais nas partidas”, afirma o torcedor.
Criado em 2001, o Aquidauanense disputou 11 edições do campeonato sul-mato-grossense da Série A e 5 da Série B e, nas duas últimas temporadas, foi vice-campeão estadual, caindo para o Águia Negra na final em ambas as ocasiões. Em 2020, o time caiu na fase preliminar na Série D e na primeira fase da Copa do Brasil. Torresani catalogou apenas as partidas pelo campeonato sul-mato-grossense, nas duas divisões, utilizando dados disponíveis no site da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e em sites esportivos.
De acordo com o torcedor fanático, 187 jogos foram analisados. Tudo para comprovar que o rendimento, em números, é abaixo do que deveria ser. “Minhas críticas em relação ao técnico Mauro Marino, na forma que ele conduz o time, são construtivas. Quis fazer a pesquisa para comparar o período atual com os anteriores, além de fazer porcentagem de aproveitamento, anotar gols marcados, sofridos. No meio dessa busca, achei dados interessantes, número de jogos, vitórias e derrotas”, afirma.
Nesse caminho, Torresani percebeu que poderia usar os números não apenas para criticar o treinador, mas também para motivar os jogadores no estadual de 2021, que ainda está em andamento em Mato Grosso do Sul. O Aquidauanense não possui mais chances de título no hexagonal final. “Mesmo a gente não podendo buscar mais nada, quero divulgar os dados para que os atletas vejam e fiquem mais inspirados para representar o clube nas últimas partidas”, afirma o recepcionista.
Na última partida da equipe, uma derrota diante do Costa Rica por 2 a 1, o meia Juninho marcou o gol de honra do Azulão. Segundo Torresani, foi o de número 250 do clube no estadual, incluindo a Série B. “Preparei um trofeu para ele como marca e para ver se incentiva os outros também nessa reta final. A cidade é pequena, mas Aquidauana ama o futebol e sempre lota o estádio Noroeste, quando podemos”, comenta o fanático torcedor.
O ‘agrado’ será entregue ao jogador pelas mãos do torcedor, na partida desta sexta-feira (14), diante do União ABC, em Aquidauana.
Após o término do campeonato sul-mato-grossense de 2021, Torresani não pretende parar de catalogar os jogos e quer, inclusive, ampliar a quantidade de jogos com edições anteriores a 2008. “Acho que não sou o único a não estar contente com o período atual do clube, mas nunca deixarei de amar esse time. Tudo é pensando no bem comum do Aquidauanense, com certeza”, finaliza.
Fonte: Globo Esporte MS