Três-lagoense chega neste domingo ao Rio de Janeiro para competir nos Jogos Paralímpicos
Silvânia Costa e seu irmão Ricardo Costa são os únicos representantes de MS na competição
Já em concentração para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, a paratleta de Três Lagoas encerrou neste sábado (3) os seus treinos em São Paulo e neste domingo, às 8 horas, segue viagem para a Vila Olímpica no Rio de Janeiro, onde compete no salto em distância no dia 16.
Silvânia e seu irmão Ricardo Costa, que compete na mesma modalidade, são os únicos representantes de Mato Grosso do Sul nas Paralimpíadas. Ricardo compete no primeiro dia de provas, na quinta (8).
Em entrevista ao Hojemais, Silvânia, que hoje recebeu a visita do meio-fundista Zequinha Barbosa, três-lagoense que se destacou no atletismo internacional, disse estar confiante em um resultado positivo.
TRAJETÓRIA
Em junho deste ano, Silvânia bateu o recorde mundial em salto em distância, que não era quebrado desde 1997 e que pertencia a espanhola Purificación Ortiz. A atleta que começou seus treinamentos ainda em Três Lagoas atingiu a marca de 5,34m, superando os 5,21m da recordista anterior. É a melhor marca da história da modalidade na categoria T11 (cego total). “Com esse salto eu superei minha própria marca, que era de 5,20m”, conta Silvânia que treina em média seis horas por dia, de segunda a sábado.
Atualmente, Silvânia mora em São Caetano do Sul – SP, onde treina para superar suas marcas. Após a quebra do recorde mundial, a atleta conta que sua meta é superar a si mesma para continuar se destacando no esporte. Em 2015, foi eleita a melhor atleta paralímpica do ano, superando destaques das modalidades de atletismo, natação e canoagem.
fonte: Hoje Mais/João Maria Vicente