Três-lagoenses disputam vaga para mundial de Luta de Braço
Delegação sul-mato-grossense é a terceira colocada no ranking nacional da modalidade
fonte:JPNEWS
Em busca de uma vaga para o mundial da Malásia de luta de braço, 22 atletas três-lagoenses disputam,hoje e amanhã, o 37º Campeonato Brasileiro da modalidade, promovido pela Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo (CBLBH), na cidade de Valinhos (SP).
O Mato Grosso do Sul será representando por 44 atletas. A Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) de MS disponibilizou um ônibus para levar os competidores para Valinhos. Na cidade, os três-lagoenses ficaram hospedados no alojamento oferecido pela Confederação. O restante das despesas será custeado pelos próprios lutadores.
Atualmente, o Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional da categoria, ficando atrás somente dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. A meta este ano é superar essa colocação, afirmou o presidente da Associação Três-lagoense de Luta de Braço (ATLB), José Carlos Vicente Queiroz.
Vicente ressalta que a preparação para a competição acontece há três meses. “Este ano estamos levando o dobro de competidores. Em algumas categorias, que eram representadas somente por um atleta, esse ano vão com nove e cinco, como é o caso da categoria Júnior (9) e feminino (5), do município”. Para competir no brasileiro, o lutador deve ter vencido a etapa estadual da CBLBH.
Em Três Lagoas, 40 esportistas praticam luta de braço. Os treinamentos de preparo físico acontecem durantes a semana, em cinco academias parceiras da ATLB, Amado Moura, Academia TNT e Boa Forma, Academia Vida Ativa e Hard Core. Aos sábados, o treinamento técnico é em um local cedido pelo presidente da Associação.
A falta de um espaço apropriado para treinamento é um dos questionamentos de Vicente. “Se sem apoio algum,estamos em terceiro lugar no ranking nacional, poderíamos melhorar ainda mais com patrocínio. Tenho alguns atletas que até queriam ir para Valinhos, mas teriam que tirar as despesas com a competição de outros gastos, com a família”.
A competição é uma seletiva para o mundial da categoria, que acontece no próximo mês na Malasia, no sudeste da Ásia. De acordo, com o presidente, três atletas da cidade são fortes candidatos para conquistar uma vaga no mundial.