Três-lagoenses são selecionados para o programa Bolsa Atleta MS
Os quatros selecionados para receber o Bolsa Atleta MS categoria nacional são da modalidade de atletismo
fonte: jpnews.
A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) divulgou essa semana, no Diário Oficial do Estado, a lista de atletas contemplados pelo Bolsa Atleta MS, categoria nacional. Dos 50 nomes selecionados no Estado, quatro são de Três Lagoas, todos pertencem à modalidade de atletismo.
São eles: Elaine Schaferdecker (lançamento de Dardo), Gustavo Gomes de Mendonça (arremesso de peso e disco), Raoni Marques de Morais (lançamento de disco) e Soila Maria da Conceição Tosta (lançamento de disco e arremesso de peso).
O atleta selecionado recebe uma bolsa no valor de R$800 durante doses meses. Só tem direito ao benefício atletas que disputam competições estaduais, nacionais e internacionais, na categoria profissional.
Reynaldo Abrão Camargo, vice-presidente da Associação Três-Lagoense de Atletismo (ATA), ressaltou que a bolsa ajuda o atleta a custear despesas com suplementos, despesas em viagens entre outras despesas. “O valor não dá para custear todas as despesas, mas já ajuda, e muito. Este ano, conseguimos estender o benefício para mais dois atletas. No ano passado só dois competidores três-lagoense haviam recebido essa bolsa”.
A Fundesporte recebeu, ao todo, 270 inscrições de atletas interessados. Porém, somente 50 foram selecionados. Ainda cabe recurso para quem não conseguiu o benefício.
Domingos Sávio da Costa, coordenador do Projeto Bolsa Atleta em MS, e presidente da comissão que define os atletas selecionados, explica que os esportistas apresentam uma relação das competições em que participaram em 2014, e que tiveram classificação nos cinco primeiro lugares. A partir daí, a Comissão definiu os melhores pontuados e quem receberá a bolsa.
“No ano passado, tivemos apenas 13 atletas aptos para receber o benefício, pois o critério era mais rígido, só permitia competições na primeira divisão. Então, mudamos algumas regras para atender a realidade dos nossos atletas em MS, que disputam a segunda e terceira divisão. Com isso conseguimos atingir um número maior de atletas”.
O coordenador salientou que as mudanças visam fomentar a base estudantil de atletas do estado. Este ano, 96 atletas de até 14 anos foram contemplados com a Bolsa Atleta, categoria estudantil, com o valor mensal de R$ 350 reais. Entre os relacionados, estão Natália Felipo (arremesso de peso e disco) e Taís de Andrade Camargo (100 metros), ambas de Três Lagoas.