Yaras terminam etapa de Hong Kong em 10º lugar e decidem futuro no Circuito Mundial de Rugby Sevens em Cingapura
Com chances de disputar a etapa final, em Madri (Espanha), Brasil precisa superar a Grã-Bretanha na classificação geral
Com uma vitória sobre a Espanha e uma derrota para a Grã-Bretanha, a seleção brasileira feminina de rugby sevens encerrou sua participação na etapa de Hong Kong do Circuito Mundial em 10º lugar. O resultado mantém a equipe entre as nove melhores equipes da temporada após seis eventos e na briga por uma das oito vagas na final da competição, em Madri, a partir de 31 de maio.
Para isso, o Brasil disputará a etapa de Cingapura, de 3 a 5 de maio, precisando ficar na frente das britânicas e tirar uma diferença de dois pontos na classificação geral: 33 a 31 para a Grã-Bretanha. Mais do que a classificação para a final em Madri, o oitavo lugar garantiria a classificação direta das Yaras para a temporada 2024/2025 do Circuito Mundial, sem a necessidade de disputar uma repescagem.
Caso fique entre o 9º e o 12º lugar no ranking após Cingapura, a seleção feminina terá que encarar uma das quatro melhores equipes da segunda divisão para uma disputa em jogo único visando a permanência na elite mundial.
Em Hong Kong, as Yaras não conseguiram a classificação para as quartas de final do evento, como havia ocorrido recentemente nas etapas de Los Angeles (EUA) e Vancouver (Canadá). No entanto, em busca da melhor posição possível, a seleção brasileira venceu a Espanha por 12 a 5 e fez um confronto direto contra a Grã-Bretanha, saindo derrotada por 14 a 5.
As britânicas fizeram os primeiros tries do jogo ainda no primeiro tempo, com Cowell e Crompton. As Yaras chegaram a reagir na segunda etapa com Thalia, que se manteve no Top 5 das atletas com maior número de tries na temporada.
Já na briga pelo topo da classificação do Circuito Mundial, a Nova Zelândia igualou a Austrália na liderança após se sagrarem campeãs em Hong Kong: vitórias na semifinal contra as australianas (28 a 14) e na decisão contra as norte-americanas (36 a 7).
Confira abaixo os resultados dos jogos da seleção feminina em Hong Kong:
Fase de Grupos
Brasil 17 x 28 França
Brasil 7 x 33 Nova Zelândia
Brasil 12 x 17 Grã-Bretanha
Disputa de 9º a 12º lugar
Brasil 12 x 5 Espanha
Brasil 5 x 14 Grã-Bretanha