10 curiosidades que você talvez não saiba sobre a história do Santos
O Santos foi fundado em 1 912, apenas 20 depois depois que Charles Miller trouxer o futebol para o Brasil. Com uma história repleta de títulos e craques que saíram da Vila para brilhar mundo afora. Conheça 10 curiosidades sobre o time que talvez você não conheça:
1 – Nasceu tricolor – O Santos não é alvinegro desde o início de sua história. Quando o clube foi fundado em abril de 1912, ficou definido que as cores oficiais da equipe eram azul e branco com detalhes dourados. A combinação de preto e branco só se tornou a principal do Santos em março de 1913. Mas o azul às vezes é usado no terceiro uniforme ou no de treino.
2 – Globo no distintivo – O primeiro escudo oficial do Santos tinha um globo. O distintivo original do clube era um globo bem trabalhado que mostrava o mapa do mundo colorido. Sobre ele, havia um escudo preto e branco, com listras verticais, e acima delas uma bola de futebol laranja com as iniciais SFBC (Santos Foot-Ball Club).
3 – Menino e parceiro de Pelé – Um dos principais companheiros de Pelé, Coutinho se tornou o jogador mais jovem a vestir a camisa do Santos como profissional em 1958. Ele tinha 14 anos e 11 meses quando participou da goleada por 7 a 1 sobre o Sírio Libanês (GO).
4 – Titanic e o iceberg – O dia em que o Santos foi fundado também foi marcado por um desastre marítimo muito famoso. Foi no dia 14 de abril de 1912 que o navio Titanic se chocou contra um iceberg no Atlântico Norte em sua primeira viagem oficial e protagonizou um dos naufrágios mais conhecidos.
5 – Treinador gringo – Diversos relatos da época apontam que o primeiro treinador do Santos foi o irlandês Harold Cross. Conhecido como um dos melhores jogadores da cidade naquele tempo e presente na fundação do Santos, Cross atuou pelo pelo time até 1915, mas antes disso fez as vezes de técnico no amadorismo.
6 – Time viajado – O Santos era um dos times brasileiros mais requisitados para excursões pelo mundo, principalmente na época de Pelé. E isso fez o clube se tornar o primeiro do país a jogar nos cinco continentes: Américas, Ásia, África, Europa e Oceania.
7 – Os 5 maiores públicos – Hoje em dia, esses números são inimagináveis, mas os cinco maiores públicos da história do Santos superam as 120 mil pessoas. O primeiro da lista foi na partida contra o Milan, no Mundial de 1963, com mais de 132 mil pessoas presentes no Maracanã. Os outros aconteceram diante de Palmeiras, São Paulo e Corinthians, no Morumbi, e contra o próprio Milan, novamente no Maracanã.
8 – No hino do adversário – O Santos é citado no hino oficial do Olympiacos. Isso porque uma vitória do time grego por 2 a 1 sobre o Santos, em 1961, foi tão marcante para a história dos europeus que eles incluíram um verso que diz: “Eles ainda lembram do seu nome, o Santos de Pelé”. No restante do trecho, o hino afirma que os adversários tremem ao ouvir o nome do Olympiacos.
9 – Pelé também errava – O Rei do Futebol e ídolo santista também tinha seus momentos de dificuldade em campo. Levantamentos apontam que Pelé já errou 23 pênaltis com a camisa do Santos, incluindo chutes para fora, bolas na trave e e defesas dos goleiros adversários.
10 – Chuva de gols, mas sem título – O famoso ataque dos 100 gols no Campeonato Paulista de 1927 não garantiu ao Santos o título estadual daquele ano. Formado por Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista, o ataque que fez 100 gols em 16 jogos foi vice-campeão paulista, ficando atrás do Palmeiras.
Fonte: UOL Esportes