Águia disparado, União ABC surpresa: veja a quantas anda seu time até aqui
Após a rodada do carnaval, chegamos à metade da primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense – pelo menos para os times do Grupo A. Nessa chave, todos já fizeram cinco jogos. Pelo Grupo B, Corumbaense, Ivinhema e Sete de Dourados estão com partidas em atraso. A situação foi causada pela falta de estádios nas rodadas iniciais e por ajustes de data para a participação do Sete em competições nacionais.
Feita a ressalva, a metade inicial da primeira fase revela surpresas e decepções em ambas as chaves. O GloboEsporte.com analisa a campanha das 12 equipes do Estadual até aqui e ajuda o torcedor a entender o que está acontecendo com seu time do coração.
Grupo A
A pontuação dos times que estão na zona de classificação indica que este é o grupo mais equilibrado da competição. Apenas uma vitória separa o líder Operário da Serc, quarta colocada. Mesmo quem está fora do G-4 hoje – Costa Rica e Novo – não estão muito distantes da equipe de Chapadão do Sul. Só três pontos distanciam as equipes.
Clube de maior investimento este ano, o Operário fez atuações convincentes e apresentou um futebol leve e bastante ofensivo. A goleada sobre o União ABC logo na estreia deixou uma boa impressão, confirmada posteriormente com a vitória tranquila no clássico Comerário. Os únicos pontos perdidos pelo Galo foram fora de casa: diante do Costa Rica e da Serc.
A grande surpresa dessa chave foi o União ABC. Estreante na elite e com um técnico debutante, os novatos se recuperaram da goleada para o Galo com uma virada de tirar o fôlego contra o Costa Rica. O trunfo deu confiança ao elenco, que empatou as duas seguintes e bateu o lanterna Novo para se assegurar entre os quatro melhores do grupo nessa virada de turno.
O Comercial, outro clube que investiu pesado, está custando a encontrar o equilíbrio no campeonato. Venceu na estreia mas não conseguiu dar continuidade ao bom momento. Também não engrenou na Copa do Brasil e ficou praticamente um mês sem vencer. Foi só no último sábado que reencontrou a vitória, que lhe garantiu um terceiro lugar no grupo. Espera-se que o elenco, parcialmente remontado nas últimas duas semanas, mostre poder de reação nas rodadas seguintes.
A Serc completa o pelotão da zona de classificação e mostra consistência dentro de campo. Ainda está invicta e segurou rivais teoricamente mais fortes, como o Operário. Resta saber se fatores extracampo vão afetar o rendimento do grupo no returno. Jogadores com problemas pessoais têm prejudicado a composição do elenco comandado por Odirley Lage.
O Costa Rica também remontou o grupo com o campeonato em andamento e até fez boa apresentação diante do Comercial, no sábado passado. O quinto lugar não é de todo desalentador, na avaliação do técnico Márcio Máximo, já que para ele a equipe tem totais condições de se recuperar na competição. Mesma ideia tem o treinador Bazílio Amaral, do Novo, lanterna do Grupo A.
Grupo B
Águia Negra e Corumbaense descolaram dos rivais e fizeram campanhas expressivas até aqui. O time de Rio Brilhante venceu quatro de cinco partidas, enquanto que o Carijó da Avenida segue invicto em quatro jogos. Ambas as equipes apostam em um grupo de jogadores bastante conhecidos das comissões técnicas, o que facilita o entrosamento.
O mesmo se pode dizer do Urso, terceiro colocado na chave. A equipe de Mundo Novo manteve a base campeã da segundona estadual e vem dando trabalho aos adversários. Só que as duas derrotas no turno podem custar caro ao Urso, que corre o risco de ser ultrapassado por Ivinhema (um jogo a menos) e Sete de Dourados (dois jogos a menos).
Do Urso para baixo, todas as equipes carecem de jogar um futebol melhor. O Ivinhema, time que costumeiramente briga pelas primeiras posições, é apenas o quarto colocado. O Naviraiense trocou de treinador antes da rodada do fim de semana e espera colher os frutos dessa renovação somente nos próximos jogos. E o Sete de Dourados, atual campeão, vê-se obrigado a voltar todas suas atenções ao Estadual depois das sucessivas eliminações na Copa Verde e Copa do Brasil.
Fonte: Globoesporte/MS