Atleta de Água Clara passa em peneira e vai treinar no Ferroviária de Araraquara
Danielle Dourado dos Santos, 15 anos, acaba de ser aprovada em um ‘peneirão’ para o sub-15 do Ferroviária de Araraquara, tradicional time brasileiro que atualmente disputa a primeira divisão do futebol paulista. Ela reside na zona rural de Água Clara e nunca participou de nenhum time e também nunca fez escolinha. O que aprendeu foi praticando em brincadeiras com os meninos na própria fazenda, e o seu grande sonho era ter a oportunidade de ser avaliada em algum peneirão, pois sempre acreditou em seu potencial. Para tanto, tem apoio dos pais Daniel dos Santos e Michele Dourados, seus grandes incentivadores, que acreditam que ela terá futuro na profissão.
“Estamos muito felizes porque por ela ter conseguido”, contou a mãe, segundo a qual, Danielle concorreu com 53 meninas, de várias regiões do Brasil, incluindo Brasília e Minas Gerais, entre outros Estados.
Michele revela que a Danielle sempre sonhou em fazer teste em algum time, mas que nunca dava certo, devido à distância e pelo fato de morar na fazenda, até que um amigo que mora em Ribeirão preto – 90 quilômetros de Araraquara – com quem haviam comentado a respeito do sonho da adolescente, se comprometeu em checar o que era necessário fazer para conseguir um teste no Ferroviária. “E graças a Deus, tudo deu certo”, comemora.
Danielle e mãe acabaram de chegar do município paulista e já retornam para lá no próximo dia 11 de março, quando ela começa os treinamentos. Para tanto, está acertando os últimos detalhes como, por exemplo, a transferência escolar. Até que Danielle se adapte à sua nova realidade, Michele ficará por um tempo em Araraqura e ainda não sabe onde ficarão. A princípio, está procurando uma quitinete, já que terão de bancar todo o custo da atleta. Por enquanto vamos ter que ajudar, até eles [o time] organizarem lá”, diz. Segundo Michele, os alojamentos estão lotados e o time ainda levará um tempo para acomodar as meninas aprovadas na peneira e que moram longe.
“As famílias e os amigos estão se prontificado a ajudar, até Deus preparar a idade dela para o alojamento”, relata.
Guerreiras Grenás
Conhecida como as “Guerreiras Grenás”, a equipe de futebol feminino da Ferroviária/Fundesport foi criada em 2001, com o objetivo de formar atletas e, consequentemente, times competitivos, que ajudem na evolução do futebol feminino no Brasil.
O time feminino principal do Ferroviária disputará a primeira divisão do Paulistão e a “Série A3” do Brasileirão 2019.
Por Hojemais Três Lagoas – João Maria Vicente