M.SNoticiasOutros esportes

Com Ruth e Janjão, basquete de base de MS quer se dar bem no nacional

compartilhe agora

Ex-jogadores da seleção brasileira fazem parte da comissão técnica das seleções sub-15 que vão disputar torneio nacional no Paraná, em agosto.

fonte: globoesporte/ms

Trocar experiências com quem jogou em alto nível será um trunfo para a garotada das seleções sub-15 masculina e feminina de basquete, que se prepara para representar Mato Grosso do Sul no campeonato brasileiro da modalidade, em agosto, em Curitiba. Dois ex-jogadores com passagens marcantes pela seleção brasileira integram a comissão técnica – Ruth, campeã mundial em 1994, comanda o time feminino, e Janjão, que defendeu o país em dois mundiais e nos Jogos de Atlanta-1996, é o coordenador de seleções. A equipe masculina está sob a batuta do experiente treinador Hugo da Costa, conhecido nacionalmente por criar o time dos Meninos do Terrão, em Ponta Porã.

As seleções sul-mato-grossenses terão adversários duríssimos na primeira divisão nacional. Realista, a comissão técnica sabe que a conquista do título ainda é um sonho distante, e que a briga será para permanecer na elite. Pelo regulamento, as duas piores seleções dentre as dez participantes em cada naipe caem para a segunda divisão no ano seguinte. Por isso, contar com a vivência de quem já vestiu a amarelinha vai ser fundamental para o selecionado estadual.

– Nessa idade, as meninas ainda enfrentam altos e baixos. Então, procuro passar confiança e falar que todas sabem jogar basquete, mas para melhorar e ter sucesso, vai ser preciso corrigir os detalhes e errar o menos possível. Trabalhar com confiança e determinação é meio caminho andado para a vitória – diz Ruth.

basquete1
Treino da seleção masculina sub-15 de basquete (Foto: Hélder Rafael)

Equipes como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul oferecem melhores condições financeiras às suas categorias de base. Realidade que Mato Grosso do Sul ainda não experimenta. Se não dá para competir no aspecto financeiro, o jeito é rivalizar pela técnica. Para dar suporte aos times juvenis, Janjão foi chamado pela federação de basquete.

– Saí do estado com 16 anos, e na minha época os jogos escolares eram bem mais fortes, principalmente nas escolas públicas. Havia sete ou oito escolas que sempre brigavam por títulos. Faz dois anos que voltei para o estado, e pelo que vejo são apenas duas ou três escolas fortes. Precisamos de projetos para reviver o nosso basquete – disse.

Os times masculino e feminino treinam até sábado no SESC Camilo Boni, em Campo Grande, pela terceira fase de treinamentos preparatórios ao brasileiro. A viagem rumo a Curitiba está programada para o dia 7 de agosto.

Seleção masculina

1 – Edegar Daniel A. da Silva (Porãbask – Ponta Porã)
2 – Gustavo Viana (Apas/Sejuvel – Três Lagoas)
3 – Geovanne M.de Miranda (Funlec – Campo Grande)
4 – Hugo Pezzoti Herance (Funlec – Campo Grande)
5 – Jeferson C. de S. dos Santos (Apas/Sejuvel – Três Lagoas)
6 – Jeferson Alves da Silva (ANAB – Nova Andradina)
7 – Matheus Alves da Silva (ANAB – Nova Andradina)
8 – Tomas da Silva Colman (Porãbask – Ponta Porã)
9 – Valter Vinicios T.Ramires (Porãbask – Ponta Porã)
10 – Vithor Pereira Massaneiro (Funlec – Campo Grande)

Seleção feminina 

1 – Christiele dos Santos Farias (ANAB – Nova Andradina)
2 – Dayrielli Cabral de Oliveira (MBC – Maracaju)
3 – Gabriela Martins Rodrigues (Porãbask – Ponta Porã)
4 – Isabela Cristina de S.Santos (Jovem Campeão – Água Clara)
5 – Kamila Marinho Ramos (ANAB – Nova Andradina)
6 – Kemily Aparecida Silva (Jovem Campeão – Água Clara)
7 – Luana Kelly do Nascimento (Jovem Campeão – Água Clara)
8 – Natália Gonçalves Pedroso (ANAB – Nova Andradina)
9 – Natália Larissa Rocha Silva (ANAB – Nova Andradina)
10 – Thalia Bianca Marques Lopes (Jovem Campeão – Água Clara)

compartilhe agora