Federação de Futebol comemora 78 anos desde a fundação como Liga
Entidade que comanda a modalidade em Mato Grosso do Sul completa mais um ano
Em meio a competições e sistema administrativo polêmico, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul completa nesta terça-feira (30) mais um ano desde a sua fundação. Antes originária para comandar o futebol amador, a entidade chega aos seus 78 anos.
Fundada em 30 de agosto de 1938, criou-se a Liga Esportiva Municipal de Amadores (LEMA), que posteriormente passou a se chamar Liga Esportiva Municipal Campo-Grandense (LEMC) e durou por 40 anos. Os primeiros times estaduais a se profissionalizarem foram Operário Futebol Clube e Esporte Clube Comercial, que passaram também a participar dos campeonatos nacionais.
Em 1977, nasce o Estado do Mato Grosso do Sul que forneceu a oportunidade de deslanchar. Em 3 de dezembro de 1978, a FFMS é criada e foi comemorada pelos clubes da época.
Hoje, a principal competição organizada pela Federação é o Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Futebol. Na edição deste ano, o campeão foi o Clube Desportivo Sete de Setembro, de Dourados, que venceu o Comercial na grande final do torneio. Porém, a presença em Campeonato Brasileiro acontece apenas por indicação para última divisão, ao contrário do vizinho Mato Grosso que tem times em séries B, C e D.
Os maiores vencedores do Estadual são: Operário com 10 títulos, seguidos de Comercial com 9 e Cene com 8. O Ubiratan aparece como melhor do interior, na quarta posição geral e com três títulos.
Vagas em competições
Hoje, a FFMS indica dois integrantes para a Copa do Brasil, dois para o Campeonato Brasileiro Série D, um para a Copa Verde e dois para a Copa São Paulo de Juniores.
Presidente
A FFMS atualmente tem um dos mais duradouros presidentes das federações nacionais: Francisco Cezário de Oliveira. No comando da entidade há 18 anos, mas marcando presença em outros cargos desde a década de 80, Cesário iniciou em 2015 seu quinto mandato que estenderá até 2019.
Confusões nos campeonatos
Em 2016, a FFMS passa por problemas na organização dos campeonatos. Com histórico de regulamentos polêmicos e mudanças após o início, o estadual deste ano teve troca de equipes após a competição já estar em andamento, a maior primeira rodada da história e adiamento de jogos com problemas de documentação das equipes e falta de laudos em estádio. No sub-19, após a primeira rodada, houve a paralisação por ordem judicial dos clubes que não aceitam a presença do Operário sem a documentação exigida.
fonte:gazetams/Renato Giansante