Multiatleta do Mato Grosso do Sul bate recorde no lançamento de dardo
Bruna Vieira de Jesus lança o dardo a 47,37m e fica com o ouro da prova. Ela ainda vai disputar os Jogos Escolares no torneio de handebol feminino
A sul-matogrossense Bruna Vieira de Jesus conquistou nesta quinta-feira a medalha de ouro do lançamento de dardos dos Jogos Escolares da Juventude, na Pista de Atletismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Ela ainda quebrou o recorde da prova, com a marca de 47,37m, e foi a única atleta a ultrapassar os 40m. O curioso é que, nos Jogos, ela ainda vai disputar a prova do arremesso de peso e também vai integrar a equipe de handebol da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira.
– Entrei na competição com muita vontade e muita confiança. Lembrei de tudo o que o meu professor ensinou e consegui melhorar bastante o meu melhor lançamento, que era de 43 metros – disse Bruna, que completa 14 anos no próximo dia 1º de outubro. No ano passado, nos Jogos Escolares de Fortaleza, ela ficou com a medalha de prata.
Bruna Vieira despontou no handebol e também vai defender o seu estado na modalidade. Se subir ao pódio, Bruna vai entrar para a história da competição como a primeira atleta a conquistar medalhas em dois esportes completamente diferentes. A única que chegou perto disto foi a atleta Duda Lisboa, medalha de ouro no vôlei de praia e na quadra em edições anteriores.
Entre um lançamento e outro, Bruna ainda ensinava a sua técnica para outras atletas durante a prova.
A marca anterior a de Bruna era dos Jogos Escolares de 2014, na cidade de Londrina, no Paraná. Kauane Piovesan lançou o dardo naquele ano a 44,55m.
A medalha de prata na prova ficou com a atleta de Santa Catarina, Fernanda Vesoloski, da Escola de Ensino Básico Hercilio Buch, com 39,01m, em um arremesso com o vento contra; e o bronze foi para a atleta do Rio de Janeiro, Solene de Paula, do Ciep 455 Maringá, com a marca de 36,95m.
– Comecei a treinar no ano passado, pouco antes de estrear nos Jogos Escolares da Juventude de Fortaleza, e fiquei em quinto. Acredito que se eu me dedicar mais posso ter resultados melhores em pouco tempo. Praticar esporte é muito bom. Ajuda na escola, conheço muitas pessoas e lugares diferentes, além de ser um jeito de ganhar a vida – disse Fernanda.
Quem entregou as medalhas no pódio foi ninguém menos do que o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.
– Essa é uma grande oportunidade para os jovens se firmarem no esporte. Além de conhecer novos lugares, fazer amizades, eles têm a chance de mostrar todo o seu potencial e competir com atletas de todo o Brasil. Para mim é uma honra fazer parte desse evento – disse Vanderlei.
No arremesso de peso masculino, o Rio Grande do Sul conquistou a dobradinha, com Lucas Granville, do Colégio Mauá (14,41m), e Felipe Klein, do Colégio Teutonia (13,77m). O capixaba Mateus Lima, da Escola Estadual Nova Carapina, levou a medalha de bronze, com a marca de 13,74m. Lucas ficou emocionado ao vencer o seu rival e receber a medalha do seu ídolo no esporte.
– Eu e Felipe estamos sempre competindo juntos, somos grandes amigos e a rivalidade é grande. Geralmente é ele quem comanda. Perdi muitas vezes pra ele já, mas tem um dia que a gente aprende a vencer. Foi uma competição incrível. A pista e o campo são ótimos, o material que a gente usou é muito bom e a medalha é linda. Hoje é um dia especial na minha vida. Ganhei a minha primeira medalha de ouro na minha primeira competição nacional e ainda recebi a medalha do meu ídolo eterno, Vanderlei Cordeiro. Não podia sonhar com um dia melhor que esse – disse o jovem de 14 anos.
fonte: Globoesporte/ms