3 lagoasNoticiasOutros esportes

Paratleta três-lagoense, Silvânia Costa, busca vaga para mundial

compartilhe agora

A três-lagoense Silvânia Costa paratleta olímpica, recordista mundial em salto em distância irá disputar, neste domingo, 4, sua primeira competição após o nascimento do filho João Guilherme a pouco mais de dois meses.

Ela irá disputar a etapa do Circuito Loterias Caixa no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo. A competição vale vaga para o mundial de Londres, na Inglaterra, que irá ocorrer entre os dias 14 a 23 de julho deste ano.

A última competição disputada por ela foi a Paraolimpíada do Rio de Janeiro em setembro do ano passado – portanto, há quase nove meses, quando conquistou a medalha de ouro com a incrível marca de 4,98 metros.  Na ocasião, a atleta também conquistou a medalha de prata no revezamento 4×100.

De Três Lagoas para o Mundo

A atleta vem conquistando, nos últimos anos, todas as principais competições do planeta. Foi campeã no Para pan-americano disputado em Toronto, no Canadá, em 2015 e o mundial de Doha, no Qatar, em 2016. A atleta hoje é o principal nome da modalidade esportiva no mundo.

Recordista Mundial

O Recorde Mundial foi conquistado no ano passado, na mesma competição, que acontecerá neste domingo. Com a marca de 5,34 metros, a brasileira superou os 5,21 metros da espanhola Purificación Ortiz, que durava desde 1997.

Treinamentos

Para conquistar uma vaga para o mundial Silvânia Costa precisa atingir a marca de 4,80 metros.

Para isto, iniciou os preparativos em Três Lagoas com treinamentos leves. Totalmente focada na competição, já se encontra em São Paulo treinando em ritmo mais acelerado.

Curiosidade

Silvânia busca conciliar o tempo que tem junto do filhinho, João Guilherme, recém-nascido, com os treinamentos. “Ele sempre acompanha a mamãe em suas atividades e estará na prova deste domingo”- disse sua assessoria.

João Guilherme é o segundo filho da atleta, que também tem a Letícia Gabriela, de 11 anos.

Favorita

Mesmo após longo tempo desde a sua última competição, a recordista mundial vem fortalecendo seu condicionamento físico e deve chegar 100% na prova. Ela é a grande favorita na competição.

Trajetória

Silvânia Costa ingressou no esporte aos 11 anos; depois parou por algum tempo e retornou quando tinha 18 anos de idade. Antes de competir por Três Lagoas, a atleta treinou em Cuiabá-MT.

Fonte: Hoje Mais /Albecyr Pedro

compartilhe agora