lutasNoticias

Rodrigo Minotauro anuncia aposentadoria

compartilhe agora

Considerado uma lenda no esporte, ex-campeão dos pesos-pesados vai exercer o cargo de embaixador da maior organização de artes marciais do mundo

https://i0.wp.com/s2.glbimg.com/0LgIwhtc0KNFPquFSlVeXXCnrmU=/0x0:310x1707/310x1707/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2015/08/31/info-minotauro_2.jpg?resize=303%2C1669Termina a era de um dos maiores atletas brasileiros do MMA de todos os tempos. O ex-campeão do Pride e do UFC, Antônio Rodrigo Nogueira, mais conhecido como Rodrigo Minotauro, anunciou nesta terça-feira (1/9), que vai pendurar as luvas de MMA para se dedicar a função de Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC Brasil.

O peso-pesado tem um “dedo” na carreira de quatro dos maiores nomes brasileiros no esporte, tais como Anderson Silva, José Aldo, Junior Cigano e Rafael Feijão. Minotauro foi pioneiro em trabalhar sua imagem junto à mídia. Sendo um dos primeiros lutadores a contar com uma assessoria de imprensa e um dos primeiros a assinar contrato de patrocínio com um clube grande de futebol, patrocinado pelo Internacional de Porto Alegre no UFC Rio 1.

A lenda de Rodrigo Minotauro conta que sua trajetória em lutas dramáticas começou ainda aos 11 anos de idade, e o adversário foi um caminhão. Literalmente: foi atropelado por um caminhão de 6.000kg. Ele, os irmãos e os amigos brincavam na rua em Vitória da Conquista-BA e subiram na caçamba de um caminhão parado na calçada. Quando o motorista deu a partida, todos saltaram pela lateral; Rodrigo foi o único a saltar pelo fundo, e caiu de costas no chão. Sem perceber o menino, o motorista deu ré, e o caminhão passou por cima de seu corpo. Rodrigo foi levado às pressas para o hospital, onde passou por uma cirurgia inovadora: o músculo das costas foi emendado ao diafragma, para que ele continuasse a respirar sem impedimentos. Ele ainda passaria por mais 11 meses de cirurgias e reabilitação até se recuperar completamente.

Sua trajetória:

A trajetória de Antônio Rodrigo Nogueira nas artes marciais começou ainda mais cedo, aos 4 anos de idade, com aulas de judô. Aos 14, passou a treinar boxe, e chegou ao jiu-jítsu com 18 anos. Ele se apaixonou pela “arte suave”, e foi campeão pan-americano antes de chegar à faixa preta. Em 1998, numa viagem aos EUA, onde treinava também luta olímpica, acabou exposto ao UFC, e recebeu o convite para participar de sua primeira luta de Vale Tudo, num evento pequeno na Flórida. A estreia aconteceu em 12 de junho de 1999, contra David Dodd, no World Extreme Fighting 6, e Minotauro finalizou o adversário em 3m12s.

Após duas lutas nos EUA, o baiano seguiu para o Japão, onde logo estava competindo com alguns dos melhores lutadores do mundo no torneio “King of Kings”, da organização Rings. Minotauro foi eliminado na semifinal por Dan Henderson, em 2000, mas voltou na segunda edição do torneio, em 2001, e saiu campeão, derrotando na final o holandês Valentijn Overeem. O título abriu para ele as portas do Pride, que rapidamente se tornou o maior evento de MMA da época. Logo nas duas primeiras lutas, Minotauro finalizou Gary Goodridge e Mark Coleman, ex-campeões do IVC e do UFC, respectivamente. Em seguida, em 3 de novembro de 2001, derrotou Heath Herring por pontos para conquistar o cinturão dos pesos-pesados.

Nogueira se tornou uma lenda do MMA, porém, quando enfrentou Bob Sapp num evento de co-promoção entre o Pride e o K-1, em 28 de agosto de 2002, frente a 90 mil pessoas no Estádio Nacional de Tóquio. A lenda conta que Minotauro foi colocado contra o kickboxer gigante de 1,93m de altura e 171kg de peso.

Reveja a luta completa de Rodrigo Minotauro vs Bob Sapp:

 

compartilhe agora