Silvania Costa se emociona com nascimento do filho João Guilherme
Campeã do salto em distância faturou medalha na Rio-2016 sem saber que estava grávida
Campeã paralímpica, mundial e parapan-americana, a atleta de salto em distância Silvania Costa teve mais uma conquista na sua vitoriosa trajetória de vida: o nascimento de João Guilherme, seu segundo filho. João Guilherme nasceu às 16h32 de segunda-feira, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas (MS), com 52 cm e 3,512 kg. Emocionada, Silvania fez questão de declarar que o filho já é um vencedor, pois – mesmo sem saber – já estava grávida dele quando conquistou o principal título da carreira.
– O João Guilherme veio na hora e no momento certo. Quando fui campeã nos Jogos Paralímpicos do Rio eu já estava com dois meses de gravidez, mas não sabia, pois só descobrimos no quarto mês. Isso ajudou o meu psicológico na competição. Talvez se eu soubesse antes não teria entrado na prova. Mas o João já chegou superando todas as dificuldades, que nem a mãe. E agora está aí, um garotão de 52 centímetros com perfeita saúde”.
João Guilherme é o segundo filho de Silvania Costa, que também tem a Letícia Gabriela, de 11 anos. Segundo a recordista mundial de salto em distância na categoria T11, desta vez a emoção e a ansiedade foram grandes, mas o parto foi um sucesso e nos próximos dias ela já estará em casa.
– Cada momento foi uma emoção diferente. Quando estava nos Jogos, a minha responsabilidade era de fazer por mim e pelo meu país. Já na sala de parto era uma sensação diferente. Você não sabe o que vai acontecer e não tem como treinar para isso (risos). Chorei bastante, foi uma emoção de mãe pela segunda vez. Quando tive a minha primeira filha foi mais tranquilo. Dessa vez agora a preocupação veio em dobro, pois já tenho uma filha de 11 anos. Mas o João Guilherme chegou com toda saúde e alegria, um menino tranquilo e muito calmo.
O planejamento de Silvania Costa é retornar aos treinamentos em maio para ter dois meses de preparação para o Mundial de Atletismo 2017, em Londres, na Inglaterra, em julho. Conquistar o bicampeonato da competição é o principal objetivo da atleta nesta temporada.