Sul-mato-grossense de 19 anos carimba passaporte para os Jogos do Rio
Debora Benevides fatura vaga na Paralimpíada com prata na Alemanha
A sul-mato-grossense Debora Benevides garantiu vaga na Paralimpíada do Rio ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial de Paranacanoagem, em Duisburg, na Alemanha. Com o pódio na categoria VL2 feminino, a paratleta de 19 anos foi um dos destaques brasileiros na competição. Ela terminou a prova com o tempo de 01:03.519. O ouro ficou com a australiana Susan Seipel (01:02.960), e o bronze, com a russa Nadezda Andreeva (01:05.909). O Brasil despediu-se do evento com quatro medalhas e outras duas vagas na Paralimpíada.
Nos Jogos do Rio, Debora vai se juntar a outro sul-mato-grossense, Fernando Rufino, que em 2015 faturou o bronze no mundial de Milão, na Itália, na categoria KL2. Com os resultados atingidos na Alemanha, o Brasil também assegurou vagas nas categorias KL3 Masculino (Caio Ribeiro), KL3 Feminino (Mari Santilli) e KL2 Feminino (Debora Benevides).
Segundo o supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Leonardo Maiola, a obtenção das vagas se dá pelo posicionamento dos brasileiros no ranking final das respectivas categorias.
“A Federação Internacional de Canoagem ainda irá oficializar todos os países que irão aos Jogos do Rio após este Mundial, mas de qualquer forma a regra dita que todas as categorias precisam ser representadas por atletas de no mínimo três continentes no Rio de Janeiro. Por esse critério, nos conseguimos mais essas três vagas na Alemanha – explicou.
fonte: globoesporte/ms