Três Lagoas é escolhida para participar do programa Viva Vôlei
Professores da Sejuvel, de escolas municipais, estaduais e de projetos sociais participam de capacitação para implantação do programa que inicia na próxima semana
Escolhida pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Três Lagoas recebe neste sábado (7), a capacitação de professores para a implantação do programa Viva Vôlei. Nesta manhã, professores da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), de escolas municipais, estaduais, do projeto AABB Comunidade e do Centro de Referência Esportiva (CRE) realizaram, juntamente com alunos, as atividades práticas da modalidade no poliesportivo das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS).
A capacitação iniciou na sexta-feira (6), com aula teórica e prática para 18 professores que além de se inteirarem sobre os objetivos do programa, também puderam entender sobre o funcionamento das mini quadras que fazem parte da ação. Ao todo, três mini quadras foram enviadas para a Sejuvel pela Federação de Vôlei do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da CBV.
De acordo com o secretário de Esportes, Walter Silva Dias, Três Lagoas foi convidada a participar do projeto que já é realizado em 17 estados do país. “A Sejuvel foi procurada pela Federação e prontamente aceitamos fazer parte do Viva Vôlei. O programa vai atender crianças da Rede Municipal de Ensino (REME), promovendo a prática da modalidade e incentivando a participação das nossas crianças”, disse o secretário.
Viva Vôlei
Criado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), o projeto tem como principais objetivos atender às comunidades de baixa renda em todo o Brasil; educar e socializar as crianças através do esporte; reduzir a evasão escolar; promover a integração e inserção social; afastar as crianças da criminalidade e das drogas; ensinar os valores éticos e morais da cidadania através do esporte; difundir e democratizar a modalidade voleibol em todo o Brasil; estimular o aprendizado do voleibol nas escolas, clubes, praças e condomínios.
Em 2003, a CBV criou o Instituto Viva Vôlei para gerenciar o programa. O Instituto administra uma rede de Centros para a prática do mini-vôlei e além de se responsável pela entrega e reposição periódica do kit Viva Vôlei, também fornece material técnico, supervisão dos Centros, treinamento e acompanhamento pedagógico dos professores.
Mais de 70 Centros em atividade integram o programa, que atende cerca de vinte e cinco mil crianças e adolescentes de comunidades, gerando cerca de trezentos e cinquenta empregos diretos e indiretos.
Inscrições
Em Três Lagoas, o projeto está previsto para ser iniciado no dia 14 e vai atender 96 alunos de baixa renda, de 8 a 14 anos, divididos em quatro grupos de 24. A partir desta segunda-feira (9), a Sejuvel abre as inscrições nas escolas municipais e na sede da Secretaria.
Fonte: Assessoria de Comunicação | Larissa Lima