Três-lagoense Silvania Costa confirma vaga para as paralimpiadas em Tóquio.
A três-lagoense Silvania Costa recebeu a confirmação de sua vaga nos jogos paralímpicos de Tóquio esta semana.
Recordista mundial em sua categoria Silvânia Costa conquistou uma medalha de ouro na categoria salto em distância feminino T11 e uma medalha de prata no revezamento 4x100m feminino, em sua primeira participação em jogos paralímpicos, isso no ano de 2016 quando os jogos foram realizados na cidade do Rio de Janeiro.
De 2016 para cá Silvania ficou afastada duas vezes das competições oficiais, a primeira foi no nascimento de seu segundo filho João Guilherme. Logo depois retornou as competições e representou o Brasil em Paris, Berlim e Dresden retornando com 4 medalhas de ouro.
A segunda foi no ano de 2019 por doping pelo uso da substância Metilhexanamina, devido à suspensão, três-lagoense não pôde participar dos jogos Parapan- Americanos de Lima no Peru. Mesmo afastada Silvania nunca deixou de treinar e após provar sua inocência, voltou a focar para conquistar sua vaga nas paralimpiadas de Tóquio, seu esforço foi agraciado esta semana com a confirmação de sua participação na competição.
Em entrevista ao nosso site Silvania falou de sua luta como atleta, mulher e mãe, para poder representar nosso país em competições nacionais e internacionais, sacrifícios que tem que fazer como a de ficar meses sem ver seus filhos. Ouça o áudio a seguir:
Após os jogos de Tóquio, Silvania irá voltar seus treinamentos para participar dos mundiais que serão realizados no próximo ano.
Perguntado sobre seu irmão o também medalhista de ouro Ricardo Costa, a atleta nos informou que infelizmente devido a uma lesão no joelho ele deixou de participar de algumas competições e não conseguiu o índice para participar dos jogos. Mas o mesmo esta se empenhando para conseguir participar dos mundiais em 2022.
Abaixo você pode conferir um pouco do treino de Silvania, para a competição:
Você precisa fazer login para comentar.