futebolM.SNoticias

Assistente Eduardo da Cruz, da FFMS, é promovido aos quadros da Fifa

compartilhe agora

Aos 33 anos, Eduardo é o primeiro sul-mato-grossense a chegar a esse patamar na arbitragem; em 2015, assistente atuou em 32 partidas válidas pela CBF

fonte:globoesporte/ms

O assistente Eduardo Gonçalves da Cruz chegou ao patamar mais alto da carreira na arbitragem. Aos 33 anos, foi promovido ao quadro efetivo da Fifa. A lista com o nome do sul-mato-grossense foi divulgada esta semana pela CBF. Eduardo havia sido alçado à categoria de aspirante em maio, e até então era o único assistente de Mato Grosso do Sul nesse nível de arbitragem.

Formado em engenharias civil e elétrica, Eduardo trabalha no ramo de galpões e estruturas de concreto pré-moldado em Campo Grande. A bandeira é seu instrumento de trabalho nos gramados há 13 anos. Para ingressar no quadro permanente, o assistente participou de cursos promovidos pela Conmebol e pela Uefa, voltados a jovens com potencial de chegar à Fifa.

Apesar da promoção, Eduardo diz que ainda não sabe quando poderá atuar em competições internacionais.

– Minha meta é manter a regularidade nos jogos para conseguir me manter na Fifa, e fazer boas atuações para ir crescendo. Trabalho em jogos à medida que for escalado. Não existe uma data certa para poder trabalhar pela Conmebol ou pela Fifa. Mas faço parte da instituição e estou à disposição – disse.

Nesta temporada, o assistente trabalhou em 32 jogos pela CBF, entre Séries A, B, C e D do Brasileirão, Copa Verde e Copa do Brasil feminino. Outras seis atuações foram pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense. Eduardo acredita que seu desempenho na arbitragem pode motivar outros assistentes e árbitros de Mato Grosso do Sul a buscar aprimoramento e ascensão na carreira.

– Minha promoção já foi fruto dessa nova geração de árbitros do estado que está crescendo ano a ano. Basta ver as atuações dos colegas a nível nacional. Não tenho dúvida que outros árbitros e assistentes vão lutar para subir de nível. É um estímulo para todos – avalia.

Antes de Eduardo, apenas um profissional sul-mato-grossense da arbitragem havia alcançado o quadro de aspirantes: Getúlio Barbosa de Souza Júnior, em 1991.

compartilhe agora