Conmebol anuncia mudanças na Copa Libertadores
A partir de 2016, cabeças de chave devem ser decididos por ranking que a entidade sul-americana vai criar
fonte: goal
A Conmebol anunciou que fará mudanças no sorteio para a Copa Libertadores já em 2016. É quase certo que os cabeças de chave serão decididos por um ranking que será criado pela entidade, ao contrário do que é feito atualmente, que geralmente conta com dois argetinos, dois brasileiros e quatro times de outros países.
Esse ranking de times sul-americanos levaria em conta o rendimento das equipes nos últimos dez anos, seja com títulos ou jogos ganhos, de acordo com Wilmar Waldez, presidente da Federação Uruguaia.
“Ainda estamos vendo. E pode ser o caso de termos dois times do mesmo país em um mesmo grupo, como Corinthians e São Paulo no último torneio”, explicou, ressaltando que as mudanças ainda não foram aprovadas, mas que serão analisadas em breve e, possivelmente, confirmadas.
“Estamos trabalhando arduamente para fazer o torneio ainda mais emocionante, lançando esse ranking com base no histórico e no desempenho dos clubes nos últimos dez anos. Ao mesmo tempo, queremos dar maior valor aos clubes pela sua participação”, completou Juan Ángel Napout, presidente da Conmebol, explicando os motivos das mudanças.
Atualmente, Corinthians, Atlético-MG e Grêmio já estão classificados no Brasil. As outras duas vagas sairão do quarto colocado no Campeonato Brasileiro e do campeão da Copa do Brasil.