Em busca da 3ª medalha olímpica, Tiago Camilo estreia com vitória no Rio 2016
O brasileiro Tiago Camilo estreou com vitória de ippon sobre o sul-africano Zack Piontek na categoria médio (até 90kg) do judô nos Jogos do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, na Arena Carioca 2, e continua na disputa pela terceira medalha olímpica da carreira.
Tiago começou a luta com intensidade e conseguiu um yuko logo nos primeiros momentos da luta. Apesar de receber uma punição logo em seguida, manteve a vantagem e ainda viu o adversário ser igualmente punido. A poucos segundos do fim, o judoca da casa acertou um lindo ippon para garantir a vaga nas oitavas de final.
Tricampeão pan-americano (Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015) e 21º colocado no ranking mundial, o brasileiro pode se tornar o maior medalhista olímpico do Brasil no judô, após conquistar a prata na categoria leve (até 73kg) em Sydney 2000 e o bronze na categoria meio-médio (até 81kg) em Pequim 2008.
Até o momento, Aurélio Miguel é o judoca brasileiro com melhor desempenho em Jogos Olímpicos, com ouro em Seul 1988 e bronze em Atlanta 1996.
Na próxima luta, pelas oitavas de final, Tiago irá enfrentar Mammadali Mehdiyev, judoca do Azerbaijão e 24º do mundo, que mais cedo derrotou o russo Kirill Denisov, sétimo colocado do ranking mundial da categoria.
fonte: Terra Esportes