Federação e clubes se reúnem para definir Campeonato Estadual 2016
Os 12 clubes que vão disputar o próximo Campeonato Estadual se reúnem nesta sexta-feira (27), às 14h, com o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Francisco Cezário, e seu vice, Marcos Tavares, que também é diretor de competições, para definir detalhes da competição. O principal deles será o formato de disputa que pode, após dois anos seguidos utilizando a mesma formula, ser ou não alterado. Devem estar presentes os presidentes do Comercial, atual campeão, Ivinhema, Corumbaense, Naviraiense, Misto, Serc, Águia Negra, Novoperário, Costa Rica e Sete de Dourados, além dos recém promovidos à Série A, Itaporã e Operário.
Com cerca de três meses disponíveis para organizar a disputa, o que dariam cerca de 16 finais de semana, Tavares afirmou em entrevista ao site Esporte MS que o formato não poderia variar muito em relação ao atual, mas que essa decisão cabe aos clubes. “Já enviamos algumas ideias aos presidentes para que possam discutir previamente. Podemos manter o formato atual com dois grupos de seis clubes, depois com quartas de final, semi e final, talvez agora misturando os integrantes, saindo da regionalização, até para termos algo novo para oferecer ao torcedor. Ou ainda fazer uma disputa de grupo contra grupo e até todos contra todos em turno único na primeira fase. Esperamos fazer uma escolha que agrade ao torcedor”, explicou.
Outra novidade deve ser a disputa pela vaga na Copa Verde já no Estadual. Nos anos anteriores, chegou-se a cogitar um torneio seletivo, mas a indisponibilidade financeira dos clubes inviabilizou a competição, ficando então o Cene, como campeão em 2013 e 2014, com a indicação. Em 2015 o Comercial foi o campeão, mas sua participação na Copa Verde ainda não foi oficializada. “Uma ideia é fazer uma disputa entre os dois clubes eliminados na semifinal. O vencedor terminaria o campeonato como terceiro colocado e com a vaga na Copa Verde”. Já o campeão segue como indicado para a Série D do Campeonato Brasileiro e os dois finalistas na Copa do Brasil do ano seguinte.
ProFut
Neste ano, além de determinarem o novo regulamento, a expectativa maior está em saber se todos os clubes vão ou não conseguir cumprir as exigências do ProFut. O prazo para que isso aconteça termina no último dia de novembro e para evitar de serem impedidos de disputarem o campeonato, os clubes devem apresentar até a data limite as certidões negativas exigidas pelo programa, além de adequar o seu estatuto à nova lei. Caso algum clube não consiga se adequar às novas exigências, outros devem ser convocados para ocupar suas vagas. Os primeiros na fila são os que disputaram a Série B e que estejam regularizados, começando por Aquidauanense e Maracaju e seguindo a ordem de classificação.
fonte: gazeta/ms