futebolM.SNoticias

Sem laudos dos estádios, clubes não têm onde jogar Série A Estadual 2017

compartilhe agora

Times da primeira divisão têm os próximos 45 dias para providenciar documentação; conselho arbitral aprova mudanças na distribuição de vagas nos nacionais em 2018

Começa a corrida pelos laudos dos estádios para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2017. Os clubes da Série A devem regularizar a situação dos locais de mando de jogo nos próximos 45 dias para que a bola possa rolar normalmente a partir de 29 de janeiro. No momento, nenhum estádio tem condições legais para a temporada 2017. O vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marco Antônio Tavares, resumiu a preocupação com o problema, que tem sido recorrente no futebol estadual nos últimos anos.

– Não podemos mais tapar o sol com a peneira.

Os problemas com a burocracia dos laudos são crônicos e já afetam o andamento da Série B estadual, que tinha início previsto para a última terça-feira. A abertura do campeonato foi adiada na véspera porque o Ministério Público Estadual vetou o uso do Estádio das Moreninhas. O motivo: laudos redigidos de forma inadequada. A FFMS trabalha para solucionar o caso e tentar evitar que Coxim e Moreninhas viajem até Dourados para estrear na competição, marcada para este fim de semana. Em Mato Grosso do Sul, a maioria dos estádios é administrada por prefeituras, mas são os clubes os principais interessados que esses locais contem com laudos para a prática do futebol profissional.

Se não bastasse a celeuma em torno dos laudos, a federação enfrenta críticas de dirigentes dos clubes do interior por apoiar as obras de liberação do estádio Morenão, fechado ao esporte profissional há mais de dois anos. Na visão desses cartolas, a FFMS também deveria se empenhar na regularização dos laudos dos estádios do interior. Questionado, o presidente Francisco Cezário de Oliveira reconheceu a falha e acenou com a proposta de montar uma comissão para percorrer as cidades e oferecer assistência aos administradores dos estádios na confecção dos documentos.

Novidades nas vagas aos nacionais
O regulamento e a tabela do Estadual 2017 foram aprovados pelos dirigentes dos times da elite nesta quinta-feira, na reunião do Conselho Arbitral em Campo Grande. A fórmula de disputa será a mesma utilizada este ano – uma exigência do Estatuto de Defesa do Torcedor. O arranjo dos grupos também segue a lógica da regionalização: os clubes são distribuídos nas chaves conforme a proximidade das cidades-sede.

A novidade ficou por conta da distribuição de vagas nos torneios nacionais. O campeão estadual segue com as vagas na Série D do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2018, mas o vice-campeão passa a ter apenas a vaga na Copa do Brasil. Os perdedores das semifinais farão jogos de ida e volta, e o vencedor terá a segunda vaga do estado na Série D. Ao perdedor, caberá a vaga na Copa Verde.
 
As finais estão previstas para os dias 30 de abril e 7 de maio. A TV Morena é detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Sul-Mato-Grossense e vai exibir partidas ao vivo para Mato Grosso do Sul às quartas-feiras e aos domingos.

Grupo A
Serc
Comercial-MS
Novoperário
Operário-MS
Costa Rica-MS
(1º ou 2º da Série B 2016)
 
Grupo B
Sete de Dourados
Naviraiense
Ivinhema
Corumbaense
Águia Negra
(1º ou 2º da Série B 2016)
 
1ª rodada
29/janeiro
Operário x (1º ou 2º da Série B 2016)
Corumbaense x Águia Negra
Naviraiense x Ivinhema
Comercial x Novoperário
(1º ou 2º da Série B 2016) x Sete de Dourados
Costa Rica x Serc

fonte:globoesporte/ms

compartilhe agora